Equipe cadastra ambulantes para programa de qualificação profissional
Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) fez abordagens a vendedores ambulantes nos bairros Partenon, Coronel Aparício Borges e Agronomia, nesta terça-feira, 27. A busca ativa integra o programa Renda e Sabores da Rua, que visa a qualificar empreendedores informais e fornecer melhores equipamentos de trabalho. A ação também contou com representantes do governo do Estado. A iniciativa é resultado de uma parceira entre os executivos estadual e municipal.
"A qualificação de ambulantes, nas dimensões da produção e dos negócios, traduz uma política publica inclusiva com claro sentido de fomentar o empreendedorismo e do desenvolvimento nas comunidades”, pontuou João Freire, diretor de Empreendedorismo Social da SMDS. Vendedor de rapaduras na Zona Leste, Vilaci da Silva foi o primeiro a ser cadastrado pelos técnicos. “Eu vejo como algo bom, já que o programa vai nos ajudar a sair da informalidade”, destacou.
Na primeira edição do programa, a previsão é de que sejam investidos R$ 500 mil para formação e aquisição de equipamentos de trabalho a 100 empreendedores informais na capital gaúcha. “É uma ação importante para identificar a realidade dos ambulantes e, também, aproximar a política pública dessas pessoas”, afirmou o diretor-adjunto de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Wellington Andrade.
A primeira fase prevê o cadastro de ambulantes do ramo alimentício em 11 bairros de Porto Alegre. “As regiões escolhidas fazem parte do programa RS Seguro, e queremos levar a essas pessoas toda trilha de aprendizagem, como cursos de manuseio de alimentos e legislação, garantindo uma qualificação empreendedora”, avaliou Nelson Beron, secretário-adjunto de Desenvolvimento Social de Porto Alegre. Interessados em se cadastrar no programa podem ligar para o telefone: (51) 3289-2083.
Gilmar Martins