Parada Livre celebra diversidade sexual e de gênero na Capital

10/12/2023 19:03

Neste domingo, 10, milhares de pessoas se reuniram na Redenção para celebrar a diversidade. O parque foi palco da 26ª Parada Livre, um evento voltado à conscientização dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.

As atividades tiveram in√≠cio ao meio-dia, com discursos de representantes das entidades organizadoras. Ao longo da tarde, apresenta√ß√Ķes musicais e art√≠sticas animaram o palco pr√≥ximo ao espelho d'√°gua. √Äs 16h, uma marcha com trios el√©tricos percorreu as ruas e avenidas ao redor do parque.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) foi uma das respons√°veis pela organiza√ß√£o do evento, contando com a presen√ßa do Centro de Refer√™ncia em Direitos Humanos (CRDH), que ofereceu orienta√ß√£o sobre situa√ß√Ķes de preconceito e discrimina√ß√£o. O servi√ßo telef√īnico do CRDH, dispon√≠vel 24 horas por dia, foi divulgado para atender qualquer cidad√£o submetido a tratamento degradante ou desumano.

A coordenadora dos Direitos de Diversidade Sexual e de G√™nero da SMDS, Maria Odete Bento, destacou o apoio √† realiza√ß√£o do evento. "Pprefeitura, Governo do Estado e a¬†sociedade civil conseguiram, juntos, entregar um evento deste tamanho para Porto Alegre. Isso mostra, al√©m de uni√£o, a amplia√ß√£o democr√°tica em torno das nossas lutas, que s√£o igualit√°rias para toda a comunidade LGBTQIAPN+.‚ÄĚ

A Secretaria Municipal de Sa√ļde tamb√©m participou, com um gazebo dedicado √† orienta√ß√£o sobre a preven√ß√£o de infec√ß√Ķes sexualmente transmiss√≠veis, distribui√ß√£o de preservativos e gel lubrificante, autotestes de HIV, material informativo e aconselhamento sobre tuberculose. A iniciativa √© uma parceria da Coordena√ß√£o de Aten√ß√£o √†s Infec√ß√Ķes Sexualmente Transmiss√≠veis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose (Caist) da Dire√ß√£o de Aten√ß√£o Prim√°ria, programa A Hora √© Agora e Aids Healthcare Foundation (AHF).

A 26¬™ Parada Livre encerrou-se com a apresenta√ß√£o de DJs ap√≥s o retorno do p√ļblico ao parque.

Francieli Keller

Gilmar Martins