Pedal Inclusivo encerra Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

28/08/2022 14:13

  

Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Social
Bicicletas tandem são adaptadas para transportar pessoas com deficiência visual

Mais de 100 pessoas participaram, neste domingo, 28, do Pedal Inclusivo, evento que encerra a programação da 25ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Promovido pela Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Associação de Cegos do RS  (Acergs) e Pedal da Inclusão,  a iniciativa estimula a integração entre pessoas com e sem deficiência. 

Para o coordenador de Acessibilidade e Inclusão, William Tempel, esse é o diferencial do encontro. "É assim que promovemos a inclusão das PCDs na sociedade, com colaboração entre todos", explica Tempel.

O grupo de ciclistas saiu do ponto de encontro na avenida Ipiranga, 10, e encerrou o passeio na avenida Padre Cacique. Nesta edição, muitas pessoas com deficiência visual foram conduzidas nas bicicletas.

De acordo com o coordenador da Acergs, Rafael Martins, a atividade preenche os espaços públicos e causa um impacto, mostrando a possibilidade de cicloativismo. "Hoje, batemos o recorde de bicicletas tandem, que são aquelas usadas para levar pessoas com deficiência visual conduzidas por pessoas sem deficiência", explica Martins.

 

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça