POA que Doa: Albergue recebe cobertores arrecadados com o apoio da dupla Gre-Nal

21/07/2021 17:17
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Albergue Acolher 1 recebe 75 pessoas ao dia

 Em ato simbólico  realizado na tarde desta quarta-feira, 21, a  Prefeitura de Porto Alegre entregou 100 cobertores no Albergue Acolher 1, no bairro Vila Jardim. As doações são resultado da campanha Gre-Nal dos cobertores realizada pelos clubes de futebol, que arrecadou 500 cobertores.

A primeira-dama do município, Valéria Leopoldino, coordenadora do movimento POA que Doa, agradeceu, mais uma vez, aos times porto-alegrenses. "A dupla Gre-Nal sempre dá um show também no campo da solidariedade. Aos seus funcionários, atletas e torcedores o nosso agradecimento de coração, gol de vida para nossos irmãos que tanto precisam nesse momento difícil de frio mais intenso e de pandemia."

O secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, ressaltou a importância do trabalho das instituições parceiras. “As ações conjuntas estão fortalecendo a Rede de Proteção de Porto Alegre, e o resultado nos aponta para, em breve,  percebermos uma redução do número de pessoas em situação rua”, estima.

O albergue Acolher 1 é gerenciado pela Associação Beneficente Projeto Restaurar, com capacidade para 75 pessoas e atendimento 24 horas do dia. O diretor do projeto, Ricardo Poganski, informa que, desde o inicio da pandemia e nesses dias mais frios, a procura pelo acolhimento no albergue aumentou 20%. “Estamos conseguindo atender a todos que nos procuram. Não temos ninguém esperando lugar." Os cobertores recebidos serão usados não apenas no albergue como também no trabalho de campo. “Recebemos um reforço importante para nossos usuários. Também temos equipes que atuam na abordagem noturna, e estes cobertores ajudam a atender aqueles que não aceitam o acolhimento a se aquecerem, pelo menos”.

Ação solidária - Realizada de 5 a 11 de julho,  a campanha dos cobertores teve o engajamento das direções dos times e das torcidas da dupla Gre-Nal. Outros donativos recebidos na campanha serão encaminhados às equipes que atuam na abordagem social de pessoas em situação de rua e para outros três locais de acolhimento da rede de proteção social na capital gaúcha.

POA que Doa - O movimento que reúne a Campanha do Agasalho e do Alimento, coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama do município, já recebeu 148.668 doações e distribuiu 121.191 peças de agasalho e cobertores, além de 857 cestas básicas.  A campanha precisa de alimentos, roupas infantis e masculinas.

Operação Inverno – A presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cátia Lara Martins, também participou da entrega.  “Nesse Gre-Nal, os vencedores são os usuários dos serviços de proteção.  Essas doações vão também reforçar o estoque das pousadas participantes da nossa Operação Inverno”, destacou.

 A Operação Inverno da prefeitura tem 12 novos espaços descentralizados em bairros de Porto Alegre, onde os usuários podem permanecer por até sete meses, lavar suas roupas e usar a cozinha comunitária. São 200 novas vagas na modalidade de pousada e 200 novos benefícios de auxílios moradias. Dos novos espaços, dez possuem lugar para animais de estimação. O acesso é realizado a partir de avaliação técnica das equipes da Fasc. Desde o dia 1º de julho, quando começou a Operação Inverno, pelo menos 120 pessoas em situação de rua aceitaram o acolhimento em hospedagem na nova modalidade pousada e 171 documentações foram encaminhadas para acesso ao benefício de Auxílio Moradia.

Atualmente, 320 pessoas já recebem o benefício Auxílio Moradia. A rede de acolhimento da Fasc tem 256 vagas distribuídas em quatro equipamentos, dois na modalidade Albergue 12h e dois Alberguess 24h, somando o total de 867 pessoas em vagas destinadas à situação de rua. A Operação Inverno visa potencializar essa rede de acolhimento já existente, ofertando novas opções.

De acordo com o Núcleo de Acolhimento da Fasc, os albergues estão atuando em capacidade máxima, sem demanda reprimida. As demandas reprimidas que surgem em um albergue são direcionadas a outros espaços, dentro da própria rede.

Confira os espaços onde o acesso é espontâneo

Rede de albergues

Albergue Dias da Cruz: modalidade albergue 12h - av. Azenha, 366 - Azenha
Abrigo Renascer: Praça Navegantes, 41 (fundos da Igreja Navegantes)
Albergue Acolher 1 - 24h: rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
Albergue Acolher 2 - 12h: rua 7 de Abril, 315 - Floresta

Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana
Av. João Pessoa, 2384, Farroupilha

Centro POP 2 - Floresta
Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta

Centro POP 3 – Navegantes
Av. França, 496, Navegantes

SCFV – Adultos Pop Rua - Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Refeições Gratuitas - Restaurantes Populares

Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbinhas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)

 

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins