Primeira turma de curso de empreendedorismo recebe certificados

28/05/2022 09:22

  

Pedro Piegas/PMPA
desenvolvimento social
Yaritssa Bueno comemorou o aprendizado

Otimismo, esperança e determinação marcaram a última aula e entrega de certificados para 56 alunos da primeira turma do programa Empreende POA. O encontro foi realizado na noite nesta sexta-feira, 27, na Escola de Samba Estado Maior da Restinga.

A capacitação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

O secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, destacou o comprometimento dos alunos. “Vejo hoje os mesmos rostos que aqui estiveram no dia da abertura. Mas com olhares mais brilhantes e determinados. Tenham certeza que vale a pena arriscar, vocês são vencedores e terão um caminho brilhante”, finalizou cumprimentando pela evasão quase zero dos alunos inscritos.

O secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Martello, cumprimentou os alunos pela decisão de fazer o curso. “A prefeitura está comprometida em facilitar a vida dos cidadãos e ofertar serviços. O Desenvolvimento Econômico tem o papel estratégico de fomentar, abrir possibilidades de empreender. Vocês deram o primeiro passo. Desejo sucesso”. A última aula do curso mostrou como ter acesso e como usar o microcrédito. O articulador do setor, Filipe Tisbierek, explicou o passo a passo para obter o financiamento.

O curso conduzido pela Besouro Agência de Fomento Social usa metodologia By Necessity, desenvolvida por eles para a criação de um negócio com baixo ou nenhum custo. O diretor Vinicius Mendes Lima elogiou a dedicação dos alunos. “Essa turma tem cerca de 15% que já são microeemprendedores e agora poderão reforçar seus negócios. Nossa mentoria os acompanhará pelos próximos três meses e com certeza vamos comemorar resultados de muito sucesso”, destacou.

Esse é o caso de Yaritssa Bueno, que falou em nome da turma. “Estou orgulhosa de mim. Comecei por causa do desemprego na pandemia, sem saber quase nada, na coragem e nunca pensei que poderia aprender tanto num curso como este. Agora vou decolar. O mais importante também foi ver como a comunidade pode ajudar e fortalecer nosso bairro. Na corrida de sempre a gente não percebe isso”,  declarou.

Além das 30 horas de aulas presenciais, todos os empreendedores recebem, ao final, a arte de um logotipo que poderá ser usada nos seus negócios. Kelen Oliveira exibia sua marca com alegria. “Fiz do preconceito minha vitória. Se preparem: a Super Grandona vai ser o destaque na Restinga. Para mim este certificado é uma vitória, como mulher e como mãe, nunca desistir esse o lema. Já me sinto vencedora”.

Os alunos agora passarão por um período de 90 dias de incubação com a Besouro, quando terão consultas e mentorias específicas. A próxima turma, em data a ser definida nos próximos dias, será na Vila Santa Terezinha, no Quarto Distrito.

Parceiros – O projeto contou com o apoio do Supermercado Kan, que ofereceu o coffee break todos os dias para os estudantes, da Escola de Samba Estado Maior da Restinga, que cedeu o espaço, e do projeto Impulsion@ da Restinga. 

 

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes