Programação especial beneficia população trans na Capital
Ações específicas para pessoas transexuais e transgênero foram oferecidas nesta segunda-feira, 30, em Porto Alegre, marcando o Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. As atividades foram realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) por meio da Coordenação de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero, além do Sine Municipal.
Sete empresas disponibilizaram 113 oportunidades de trabalho, realizando as entrevistas diretamente no Sine. Giovana Medeiros chegou cedo ao local, na avenida Sepúlveda, para solicitar a alteração do nome civil e buscar uma vaga de emprego.
“Estou muito feliz, uma vez que encaminhar a troca de nome era meu sonho. Muito legal essa ação, pois entrar no mercado de trabalho traz uma segurança melhor para gente e porque nos protege mais. A população trans é muito vulnerável”, disse Giovana.
Para a coordenadora da Diversidade Sexual e Gênero da SMDS, Camila Rodrigues, oportunizar um lugar no mercado de trabalho é fundamental. “Temos diversos talentos e ótimos profissionais trans. Precisamos incluir todo esse pessoal”, explicou.
A programação incluiu ainda palestras sobre vários temas como segurança, saúde e direitos. Participaram das atividades o representante da ONG Somos Caio Klein e a delegada Andrea Mattos, titular da Delegacia Estadual de Combate à Intolerância.
Cristiano Vieira