Restaurantes populares servem 17,6 mil refeições por mês em 2022

12/01/2023 08:35

 

Giulian Serafim / PMPA
Desenvolvimento social
Refeição balanceada assegurada nos restaurantes populares

Porto Alegre conta com cinco Restaurantes Populares, dentro do projeto Prato Alegre, no qual oferece refeições gratuitas às pessoas em situação de rua, além de idosos e famílias em alta vulnerabilidade social. Os espaços contam com acompanhamento nutricional, cardápio balanceado e variado que contemple a necessidade nutricional dos frequentadores.

São 17,6 mil refeições/mês ofertadas nos cinco espaços, chegando a um total de 211,2 mil refeições em 2022. O investimento da prefeitura é de R$ 2,6 milhões/ano.

Diariamente são 800 refeições, sendo 400 no Restaurante do Centro e 100 em cada uma das demais unidades. Nos fins de semana, são servidas 200 refeições ao dia (sábado e domingo) no Restaurante do Centro.

“Mais do que o prato de comida, nos interessa o dia a dia dessas pessoas atendidas nos espaços. Conhecer suas necessidades e traçar projetos que os ajudem na sua autonomia de renda e vida”, afirma o secretário da SMDS, Léo Voigt. 

Acesso ao serviço - O acesso ao serviço é espontâneo e/ou por encaminhamento da rede de atendimento, sendo requisito o Cadastro Único (NIS). Todas as unidades são geridas por OSCs mediante parcerias regidas pela Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014. Os restaurantes funcionam das 11h às 13h. Na unidade Centro, o atendimento é diário e nas demais, de segunda a sexta-feira. 

A diretora de Direitos Sociais Básicos da SMDS, Andressa Vasconcelos, destaca a importância desses espaços. “Os restaurantes populares são instrumentos importantes na política de Segurança Alimentar da cidade. Localizados em pontos estratégicos para atingir o público alvo, fortalecem o ingresso em outras políticas públicas e ações da prefeitura, como é o caso dos encaminhamentos para cadastro no CadÚnico e as campanhas de vacinação”, ressalta. 

Segurança alimentar - O ano de 2022 solidificou a política de segurança alimentar da Capital. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), de forma intersetorial, finalizou o texto do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e executou a primeira etapa do Plano Nacional de Aquisição de Alimentos, beneficiando 40 produtores rurais de Porto Alegre, 6,2 mil famílias e 22 organizações sociais civis (OSCs).

Neste ano deve ser lançado o edital para o sexto restaurante popular, que vai atender a região das ilhas e será publicado o Plano Municipal de Aquisição de Alimentos. 

Acesse  aqui o Plano Municipal de Segurança Alimentar e  Nutricional.

Restaurantes Populares:
Centro: rua Garibaldi, 461- de segunda a domingo, das 11h às 13h
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 - de segunda à sexta, das 11h às 13h
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 - de segunda à sexta, das 11h às 13h
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 - de segunda à sexta, das 11h às 13h
Rubem Berta: rua Caetano Fulginiti, 95 - de segunda à sexta, das 11h às 13h

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Emilia Portella

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes