Rota Territórios Negros ensaia retomada com estudantes da Capital
 Â
Nesta sexta-feira, 19, catorze estudantes do 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart participaram da primeira retomada experimental da rota Territórios Negros. O tour cultural percorre - e faz algumas paradas - pontos de referência da população negra com objetivo de ampliar o conhecimento sobre a história e cultura afro na Capital desde a escravidão até hoje.
A professora Daniele Machado Vieira guiou o tour pelo Museu de Percurso do Negro – que começou no monumento Tambor, na praça Brigadeiro Sampaio, e terminou no Quilombo do Areal da Baronesa, na Cidade Baixa. Para ela, apresentar este percurso é compartilhar lutas e conquistas ainda pouco divulgadas. “Nós precisamos nos apropriar da nossa história. Eu mesma sou porto-alegrense e só conheci o legado dos negros aqui na faculdadeâ€, afirma a educadora de Geografia dos Anos Finais.
O ensaio para retomar o tour guiado se dá durante a Semana Municipal da Consciência Negra e vai ter ainda outros passeios para avaliar as possibilidades de novas viagens. Na próxima semana, um grupo de participantes do POP Rua fará a visita no dia 23, enquanto uma equipe de docentes da URFGS participará do teste no dia 24.
O projeto de retomada deste passeio cultural é uma parte da programação da 31ª Semana da Consciência Negra. A coordenadora da Igualdade Racial, Adriana Santos, pretende que esse projeto tome força nova. “A meta é voltar a ter saÃdas regulares com inscrições abertas para as pessoas da comunidade. Vamos devolver este serviço à cidadeâ€, destaca Adriana.
Roteiro - Praça Brigadeiro Sampaio (monumento do Tambor), Praça da Alfândega (monumento Pegada Africana), Mercado Público (Bará do Mercado), Igreja do Rosário, Parque da Redenção, Quilombo do Areal da Baronesa.
Gilmar Martins