Secretaria de Desenvolvimento Social já atende em novo endereço
Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, a prefeitura abre uma nova porta de entrada para os serviços e atendimentos de direitos básicos. Em solenidade que contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, foi oficialmente aberta a nova sede da Secretaria,Municipal de Desenvolvimento Social ( SMDS) na avenida João Pessoa, 1105. (fotos)
“A proteção social é dos nossos maiores desafios, principalmente diante da crise decorrente da pandemia. Estamos trabalhando muito para qualificar os serviços e as políticas públicas a quem mais precisa”, afirmou o prefeito.
O secretário Léo Voigt anunciou que em breve haverá também atendimento para CadÚnico no local e deu ênfase para o significado da nova casa. “No primeiro ano de gestão, estamos fazendo da SMDS um centro de atendimento especializado a pessoas de risco, vulnerabilidade e excluídos. Celebramos o fortalecimento da área social no governo, exatamente no momento em que o resultados da pandemia é um aumento da pobreza. A prefeitura abre os braços e amplia atendimento proteção e acolhimento”, destacou Voigt.
EPTC - A Empresa Pública de Transporte e Circulação terá uma loja de atendimento específico para idosos e pessoas com deficiência no térreo do prédio, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. “É uma honra para a EPTC estar presente na nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, reafirmando nosso compromisso de agentes garantidores da acessibilidade e atenção especial para estes públicos prioritários através do novo Posto de Atendimento para Pessoas com Deficiência e Idosos”, afirmou Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC.
Também participaram da solenidade representantes dos conselhos municipais, estaduais e de entidades parceiras nas ações e políticas publicas das garantias de direitos. Representando o legislativo, os vereadores Comandante Nádia, Fernanda Barth, Airto Ferronato, Alvoni Medina, Leonel Radde e Mauro Zacher.
Serviços da EPTC na sede da SMDS.
Idosos:
Recadastramento
Solicitação de 1ª via dos Cartões Tri Idoso
Solicitação de 2ª via
Informações sobre serviços e uso do cartão Tri
Biometria Facial
Abertura de Processo Administrativo
Entrega de primeiras vias ou chip morto (segunda via sem custo) para usuários
Isentos PCDs:
Entrega de documentação para primeiraa vias - seguem mantidas as opções e-mail e Terminal Triângulo
Conferência de documentação para renovação
Solicitação de segundas vias
Marcação de avaliação médica
Entrega de primeiras vias ou chip morto (segunda via sem custo)
Biometria facial - seguem também as opções e-mail e Terminal Triângulo. Todos os outros perfis permanecem sendo atendidos no Terminal Triângulo.
Informações sobre serviços e uso do cartão Tri
Abertura de Processo Administrativo
Entrega das segundas vias
O usuário poderá escolher onde retirar: Triângulo ou Centro (necessário pagamento)
Credencial de estacionamento
Auxilio no pedido on-line
Atendimentos da SMDS
Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social
Diretoria de Direitos Básicos
Diretoria de Direitos Humanos e Outras Identitárias
Centro de Referência da Mulher (Cram) Marcia Calixto - atendimento jurídico, psicológico e social para mulheres vítimas de violência
Centro de Referência dos Direitos Humanos (CRDH) - atendimento das pessoas vitimas de violações de direitos (idosos, pessoas com deficiência, homofobia, racismo, discriminação de qualquer natureza, etc)
Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Idosa
Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Difusos (imigrantes, refugiados e egressos prisionais)
Coordenadoria de Direitos e Políticas de Igualdade Racial
Coordenadoria dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero
Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social
Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda
Coordenadoria de Segurança Alimentar
Unidade de Apoio ao Conselho Tutelar
Fundo Municipal da Criança e do Adolescente
Fundo Municipal do Idoso
Articulação com os Conselhos Municipais
Gilmar Martins