Secretaria participa da primeira reunião do comitê de políticas públicas para mulheres

08/07/2021 14:05
SMDS / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Encontro reuniu representantes de 12 cidades da Região Metropolitana

Nesta quinta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) representada pela coordenadora dos Direitos da Mulher, Deyse Eloy, participou da primeira reunião do Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas Públicas para Mulheres do RS. O encontro, organizado pela Coordenadoria de Mulheres de Canoas em parceria com a secretaria de Mulheres de São Leopoldo e de Nova Santa Rita, reuniu representantes de 12 cidades da Região Metropolitana.

O comitê busca  fomentar as discussões sobre a temática e a proposição de ações voltadas para o enfrentamento e prevenção da violência doméstica e de gênero, através da Lei Maria da Penha, sempre visando o fortalecimento e a troca de experiências, principalmente no que diz respeito à atuação articulada e aos serviços integrados de assistência às mulheres. 

“O comitê é uma importante iniciativa na construção e consolidação de redes de atendimento e proteção à mulher, que busca qualificar o acesso a direitos fundamentais e promover mudanças culturais através de projetos e ações, que podem e devem ser compartilhadas entre municípios e Estado”, destaca Deyse. “Nossa participação é importante na interlocução com o comitê interinstitucional, junto ao Estado.  Porto Alegre é  o único município com assento no comitê estadual”, complementa.

Proposta - O próximo passo do comitê é uma proposta de abrigamento regional para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência. Criado em  consonância com o departamento de políticas públicas para mulheres do Estado, o Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas Públicas para Mulheres do RS surgiu da necessidade de fortalecer as Coordenadorias Municipais da Mulher existentes e de ampliar as políticas públicas em prol da mulher.

 

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes