Terceira pré-conferência discute demanda dos migrantes residentes em Porto Alegre

15/10/2022 07:42

  

Maria Emilia Portella/SMDS/PMPA
Desenvolvimento Social
Empreendedorismo dos migrantes foi tema do encontro

A paróquia Santa Rosa de Lima, no bairro Rubem Berta, acolheu a terceira pré-conferência livre sobre migração. Promovido pela Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos (Upiirdd) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento faz parte da programação de encontros que antecede a Conferência Municipal de Migrações, em 29 de outubro.

Serão realizadas atividades para mapear as demandas dos migrantes que residem em Porto Alegre, como a aplicação de um questionário a ser respondido pelos participantes. O cadastramento é feito pelos alunos do Núcleo de Apoio a Refugiados e Imigrantes da UniRitter, parceira da SMDS neste evento.

O coordenador da Upiirdd, Mário Fuentes, agradeceu o padre Jaime, pároco da Santa Rosa de Lima, pela cedência do espaço e a todos os parceiros de serviços. “Desejamos construir, pelo debate e trabalho em rede, condições para que o migrante seja visto como um novo cidadão, com sentimento de pertencimento na sociedade. E assim poderem também contribuir com toda a experiência que trazem dos seus países de origem”, destacou.

A venezuelana Esperança Nuvan foi obter informações e conhecer melhor os serviços da cidade. “Viemos em busca de uma vida melhor aqui no Brasil. Neste bairro, há cerca de 20 famílias venezuelanas. Hoje vim procurar vagas de creche para as crianças, saúde e informações sobre documentação. Muito bom esse encontro”, disse.

A parceria com a Fundação Gaúcha de Trabalho e Assistência Social possibilitou o serviço de intermediação de mão de obra e encaminhamento para entrevista de emprego. O Centro de Referência em Atendimento à Mulher Márcia Calixto participou com orientações sobre o atendimento à mulher. A pré-conferência também teve a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Organização Internacional para Migrações da ONU (OIM) e da Cooperativa Habitacional Migrantes do Sul, que fez palestra sobre o cooperativismo como forma dos migrantes conseguirem sua casa própria. O empreendedorismo, que é uma característica em especial das comunidades haitianas de Porto Alegre, foi representado pela Rosemie Cavalier, com produtos de culinária haitiana que ela comercializa na região.

O encontro também contou com a apresentação da Orquestra Jovem do projeto Fábrica de Sonhos. A Associação usa a música como ferramenta de inclusão social, especialmente para  jovens migrantes.

Saúde do migrante - A área técnica da saúde do imigrante da Secretaria Municipal da Saúde mapeou as necessidades de atendimento dos participantes e suas famílias. Coordenado pela assessora Rita Buttes, o setor usa mediadores interculturais para facilitar o atendimento. O haitiano Jean Júnior Thevenin é um deles. “Os migrantes se sentem mais à vontade para conversar com outro migrante e dizer do que realmente precisam. Por isso o trabalho da saúde é bem importante”, afirmou.

Conferências – São espaços de debates coletivos que oportunizam a participação social mais representativa, escolhendo prioridades para os respectivos níveis de governo. São ferramentas de construção de acordos entre atores sociais e administradores públicos, expressando várias posições diferenciadas e levantando demandas das comunidades em todos os aspectos dos municípios, estados e federação.

Programação das pré-conferências de migrações:

15/10 – Quarta pré-conferência

22/10 – Pré-conferência extraordinária

29/10 – Quinta pré-conferência

12/11 – Conferência Municipal de Migrações

 

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes