22ª Semana da Pessoa com Deficiência tem início quarta

21/08/2019 08:34
A 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência tem início nesta quarta-feira, 21, no Centro Cultural da Ufrgs (rua Eng. Luiz Englert, 333). Com o tema Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas, a edição de 2019 segue até o dia 28 com a proposta de reafirmar a importância do suporte familiar no desenvolvimento e bem-estar das Pessoas com Deficiência (PCDs). A programaçãotambém propõe-se discutir a necessidade de novas politicas publicas voltadas às demandas dessas famílias. Conforme a Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010, o evento integra o calendário de datas comemorativas do município. 

A semana é uma realização da Diretoria Geral de Acessibilidade e Inclusão Social (DGAIS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa). 
 
Segundo o diretor de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Heleno Brasil a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência provoca a reflexão do cidadão sobre a questão da equidade. "Somos todos iguais e incrivelmente diferentes. Acessibilizar o meio em que vivemos é garantir igualdade de oportunidades aos cidadãos de Porto Alegre. Este ano entregamos uma programação densa, que além das ações lúdicas, permitirá aos participantes a efetiva troca de experiência e conhecimento sobre novas acessibilidades, produtos, tecnologias assistivas e novos regramentos nacionais”, explica.
 
Para o presidente do Comdepa, Nelson Khali, a semana tem uma vasta programação que traz a perspectiva de uma nova sociedade, voltada à inclusão, conscientização e cidadania.”

A Semana Municipal tem como apoiadores e parceiros: AB Consultoria em Inclusão e Acessibilidade, Mil brinquedos Mil Sorrisos BR, Esporte+, Shine Estética, Mercur, Vital, Charlie Brownie, A Sua Mercê, Coca Cola-Femsa, Ritter, Comitê de Ação Social Laghetto Hotéis, Alibem, Lindoia Shopping, Decathlon, Comdepa, Amrigs, MPT, AGILS, Angélica Rizzi Edições, Apabb, Projeto Borboletas, Centro Cultural UFRGS, Cromossomo 21, Cerepal, Clínica Horizontes, Click da Kombi, Espaço T21, SSRS, Faders, Feneis RS, Falaê – Educandário São João Batista, Grêmio Náutico União, Grupo Cerco, Instituto Autismo e Vida, Instituto Pertence, Elo – grupo de Apoio a Adoção, Rs Paradesporto, Signatores, Sine Municipal, Ucergs, Museu de Porto Alegre – Joaquim felizardo, Crefito 5, Agadim, Apae Porto Alegre, Instituto Federal do RS – Sede Alvorada, Instituto Atlas Biosocial,  MPF.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – Segundo o último Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Assim sendo a deficiência mental ou intelectual declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.

Comemorada desde 1996, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla passou a constar no calendário nacional através da Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social. 

Mais informações sobre a Semana podem ser obtidas nos telefones: 3289-2337 / 3289-2334 / 2389-2332 e através do e-mail: semanapcd@portoalegre.rs.gov.br

Confira aqui a programação completa.

  

 

Maria Emília Portella

Taís Dimer Dihl