Aberta a 17ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade
Uma centena de idosos participaram do primeiro dia de atividades da 17ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade, nesta terça-feira, 2, no Ginásio Tesourinha. Foram realizadas partidas de Câmbio e disputas em duplas de Xadrez. A competição segue nesta quarta-feira, 3, das 10h às 16h, com jogos de Câmbio e Xadrez. Ao final da competição, às 16h30, haverá entrega das medalhas de participação.
O evento é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer (Diresp). A abertura oficial ocorreu nesta manhã com o desfile das equipes e o juramento dos jogadores. Participaram equipes do Sesc Petrópolis, Sesc Navegantes, Cecores, Ceprima, Parque Ararigbóia, Parque Ramiro Souto e Niterói Canoas. A competição faz parte da programação do Mês do Idoso, que tem o objetivo de integrar e fortalecer a participação dos idosos nas atividades esportivas, na perspectiva de uma vida mais saudável por mais tempo.
A titular da pasta, secretária Denise Russo, desejou boa sorte aos atletas e destacou o empenho desta gestão na execução de ações voltadas para a terceira idade, por meio do esporte. “Nosso objetivo foi alcançado, através do trabalho, e principalmente, pelo respeito e a integração de todos, assim contribuímos para uma melhor qualidade de vida das pessoas", disse.
Antes da secretária encerrar sua fala alguns representantes de alunos do ginásio levantaram a pauta da devolução dos professores do esporte para a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Denise ressaltou que todas as atividades serão mantidas nos sete centros esportivos, seis parques, uma praça e dois ginásios onde são oferecidas práticas esportivas gratuitas. “Todas as nossas aulas estão garantidas, não apenas para os idosos, mas toda a comunidade que usufrui dessas atividades. Eu também sou professora e sei o que significa a relação aluno/professor, o melhor indicador de resultado e de qualidade é quando o aluno se manifesta a nosso favor”, concluiu.
Representando a Frente Parlamentar do Idoso da Câmara Municipal, o vereador Alvoni Medina citou o trabalho para a transformação do Plano Municipal do Idoso em Lei para assegurar os direitos dos idosos. A diretora da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos (FGJAI), Vera Maria da Rocha Holz, falou sobre o apoio aos atletas e informou que as equipes do Ararigbóia e do Ceprima foram convidadas para representar Porto Alegre em um encontro internacional de câmbio que será realizado em Foz do Iguaçu (PR). A coordenadora dos jogos Ana Luiza Madruga destacou a integração e o respeito pelos colegas atletas que deve existir nas equipes e a cooperação que a atividade gera.
Superação - A atleta Sônia Maria, 66 anos, era uma das mais animadas na competição. “Antes eu era a “senhora remédio”, comecei com TaiChi e depois conheci o Câmbio, e não larguei mais, me apaixonei e virei outra pessoa. Participo dos jogos no Cecores e aqui no Tesourinha”, afirmou.Denise Righi