Aberta a 21ª Semana da Pessoa com Deficiência

21/08/2018 20:13
Maria Emília Portela / PMPA
atleta portador de deficiência Mateus Rocha – medalhista em mundial de taekwondo – fez uma demonstração da modalidade
Atleta portador de deficiência Mateus Rocha – medalhista em mundial de taekwondo – fez uma demonstração da modalidade

A 21ª Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta oficialmente no final da tarde desta terça-feira, 21, em uma solenidade acessível, com áudio descrição e uso da linguagem de libras, no salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini. Pela primeira vez a programação é organizada de forma conjunta entre Estado e Prefeitura de Porto Alegre. (fotos)

A mudança de atitude frente às necessidades das pessoas com deficiência foi o tema principal das falas na solenidade. Representando o prefeito Nelson Marchezan Junior, a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, ressaltou a parceria com o Estado e as atividades da semana. “É importante que se faça uma reflexão sobre o tema Cidade Acessível, Vidas Diferentes, Direitos Iguais e que se pense o significado na política pública de inclusão. O grande desafio são as pessoas e sua integração”. Denise Russo ressaltou ainda a importância da sociedade reconhecer os direitos de todos na convivência cidadã.
 
A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, destacou o trabalho transversal. “O governo do Estado pensa na acessibilidade de uma forma universal visando a mudar conceitos para que se tenha uma sociedade mais igualitária. Estamos unindo forças para que os serviços públicos cheguem a quem precisa de uma forma inclusiva”, afirmou.
 
O presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Roque Noli Bakof, explicou que o regime de interiorização das ações da instituição demonstrou que é crescente a participação da sociedade nos diálogos de inclusão. “A Semana não é só a demonstração de mobilização em torno de uma data, mas de uma causa, que aponta para barreiras que também atingem idosos, obesos e gestantes”, observou Bakof.
 
Ao final, o atleta portador de deficiência Mateus Rocha – medalhista em mundial de taekwondo – fez uma demonstração da modalidade. Também houve uma apresentação musical do cadeirante Bruno Schaefer.
 
Exposição- Pela manhã, foi inaugurada a exposição fotográfica Navegando no Click no barco Cisne Branco, apresentando o trabalho de cinco jovens, com e sem comprometimento intelectual, mas unidos pelo prazer de fotografar. Após a abertura da exposição, cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, fizeram um passeio gratuito a bordo do barco.
 
A Semana- De 21 a 28 de agosto Porto Alegre comemora a 21ª Semana da Pessoa com Deficiência. O evento está incluído no calendário das datas comemorativas do município, de acordo com a Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), preparou uma programação diversificada.
 
O objetivo da Semana é debater conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados à realidade das Pessoas com Deficiência (PCDs) na busca de uma cidade com igualdade de oportunidades para todos. O tema escolhido para 2018 é Acessibilidade na Cidade: Vidas diferentes, direitos iguais. O foco é o protagonismo e a autonomia das pessoas com deficiência. A acessibilidade em todas as formas como lazer, turismo, geração de emprego e renda ou inclusão no mercado de trabalho.

Programação

22/08 - quarta-feira
10h às 12h – Apresentação da banda da Escola Especial Nazareth e grupo de dança folclórica da Escola Especial Dr. João Alfredo – Apae POA
Local: Esquina Democrática
10h30 – Filme “De porta em Porta”
Local: Santander Cultural
13h30 às 17h – Evento Mercado de Trabalho: Simplificando a Inclusão
Local: Auditório da Famurs

23/08 - quinta-feira
10h30 – Filme “Todos”
Local: Santander Cultural
14h às 17h – Preparação para o Mercado de Trabalho
Local: Faculdade Senac Porto Alegre, rua Cel. Genuíno, 130

24/08 - sexta-feira
10h30 – Filme “Antes que o mundo acabe”
Local: Santander Cultural
13h30 às 16h – Oficina de Braile e Audiodescrição
Local: Projeto Rumo Norte – Praça Pereira Parobé, 130/11º andar
20h – Jantar Beneficente da Apae Porto Alegre
Local: AABB Porto Alegre – Av. Cel Marcos, 1000

26/08 - domingo
9h – Pedal Acergs
Local: Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha

27/08 - segunda-feira
13h30 às 17h30 – Seminário “Olhares e Práticas que Fazem a Diferença
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado

28/08 - terça-feira
14h30 às 16h – Espetáculo “Um Jeito Diferente de Fazer Arte – 3ª Edição” – Apae POA
Local: Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do RS

Mais informações nos telefones: 3289 2337 / 3289 2334 / 2389 2332

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes