Aberta a 29ª Semana Municipal da Consciência Negra

14/11/2019 22:58
Nilo Feijó/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Edição tem como tema Fortalecendo a Luta Contra o Extermínio da Juventude Negra

Com o tema Fortalecendo a Luta Contra o Extermínio da Juventude Negra, foi oficialmente aberta na note de quinta-feira, 14, a 29ª Semana Municipal da Consciência Negra. A programação segue nos dias 19 e 20 com roda de capoeira, shows, palestras, entre outras atividades.

A Semana da Consciência Negra é uma promoção da Unidade dos Direitos da Igualdade Racial da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro e parceiros da sociedade civil. O secretário interino, Moisés Fraga Gonçalves, ressaltou a inserção no mercado trabalho como parte importante da programação da semana. “Pelo trabalho se resgata a dignidade e se encaminha para uma vida melhor. Neste sentido, nos preocupamos em inserir intensamente o Sine nas atividades da semana. Nesta manhã as ações foram no Quilombo Areal da Baronesa, nos dias 19 e 20 serão no Largo Zumbi dos Palmares. Inserindo os jovens no mercado de trabalho estamos colaborando para os retirarmos das ruas e os preservarmos contra a da violência “, destaca.

Os negros são 54% da população brasileira e 22,5% da população do Rio Grande do Sul. Pelo Atlas da violência divulgado

Nilo Feijó/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Noite terminou com a apresentação cultural de música e poesia

em junho de 2019, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de cada 100 vítimas de assassinato 77 foram homens negros. A violência contra a juventude negra também foi tema da fala do presidente Conselho Municipal do Povo Negro Giovanne Talaveira. “Não é apenas uma semana de celebração, mas também de muita reflexão, de aprofundar o debate e ver o que está acontecendo no dia a dia. Queremos um tratamento igual para todos”. Presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do RS (Codene), Celso Procópio destacou a necessidade de uma maior participação do povo negro na política municipal, estadual e federal.

A professora Adriana Gomes representou o secretário Municipal da Educação, Adriano Naves de Brito, e destacou as ações desenvolvidas nas escolas pela igualdade racial. “Este ano criamos um núcleo de Cultura e Diversidade que trabalha com as escolas na formação de professores e acompanhamento de casos pontuais que possam acontecer nas escolas. Fizemos um investimento bem significativo em biblioteca, com a preocupação de trazermos autores afro para que todos os alunos tenham acesso e conhecimento, bem como incentivar a participação de escritores afro no programa Adote um Escritor”.

A noite terminou com a apresentação cultural de música e poesia apresentadas pela professora  Naiara Silveira, filha do poeta e professor Oliveira Silveira, um marco da cultura afro-riograndense.

São apoiadores da 29ª Semana Municipal da Consciência Negra a Associação Negra de Cultura, Associação Satélite Prontidão, Congregação em Defesa das Religiões Afro-Brasileiras, Club do Samba, Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do RS (Codene), Expresso Black, Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais, Kilombo da Arte,  Movimento Negro Unificado, Mocambo, Pai Paulinho do Xoroquê, Rede de Feiras Livres Todos os Tons de Negras.

Consciência Negra -  O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, instituído pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Este dia está incluído na Semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, lutando pela liberdade do seu povo. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e, também, de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Programação           
Dia 19
10h - Palestra  de Karen Santos– Mulher negra o mundo corporativo
Sine Municipal- avenida Sepúlveda com avenida Mauá
Largo Zumbi dos Palmares – Cidade Baixa
14h - Promoção da Saúde da População Negra
- Equipe Técnica do Sine Municipal – Roda de conversa sobre  mercado de trabalho e
agendamentos para emissão da Carteira do Trabalho
- Feira de Afroempreendedores
- Ônibus Brincalhão- atividades esportivas para crianças
- Roda de Saberes – cultura africana, lembranças e histórias da ancestralidade com mestres Griôs
- Memorial Negro
15h - Roda de Capoeira
 Apresentação das bandas Phuro Astrale e Banda Choro
  Samba e& Cia

Dia 20
Largo Zumbi dos Palmares – Cidade Baixa
14h - Sine Municipal - Roda de conversa sobre o mercado de trabalho e agendamento para emissão de Carteira de Trabalho
- Feira de Afroempreendedores
- Ônibus Brincalhão – atividades esportivas para as crianças
- Painel – Fortalecendo a luta contra o extermínio da juventude negra
- Integrando Saberes- histórias da ancestralidade negra
15h – Projeto Livro Andarilho
20h – Marcha Zumbi dos Palmares
Show de Preta Guedes e Baile Black do Expresso Black

  

 

Maria Emília Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes