Albergue Municipal oferece 150 vagas durante a Operação Inverno

02/09/2018 07:05

 A partir das 19 horas, a cidade de Porto Alegre oferece o serviço de albergagem para pessoas em situação de rua. Para esse atendimento, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) -  órgão gestor da política de assistência social no município - conta com uma rede constituída por três equipamentos: Albergue Municipal, um serviço próprio da prefeitura, e dois albergues conveniados: Felipe Diehl e Dias da Cruz. Nesses espaços são ofertados, das 19h às 7h, lugar para dormir, cuidados de higiene e alimentação, bem como encaminhamentos à rede de saúde, quando necessário. 

Atenta a maior demanda durante a estação mais fria do ano, ampliam-se as vagas nos albergues e o número de profissionais de saúde para o atendimento à população, além de orientar quanto aos cuidados e prevenção de doenças respiratórias. A Operação Inverno, desenvolvida pela Fasc e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visaa  diminuir os efeitos nocivos causados pelas baixas temperaturas nesta época do ano.

O Albergue Municipal, unidade própria da prefeitura, mantém uma disposição do espaço interno estrategicamente dividido para que todos os ambientes possam ser observados a partir de uma sala principal, com o objetivo de prestar um atendimento mais organizado, humanizado e seguro, tanto para usuários como para os trabalhadores. Possui espaços amplos para dormitórios, banheiros e salas de atendimento para as equipes técnicas (assistência social, psicologia, enfermagem), cozinha para os funcionários, sistema de monitoramento, dispositivo de luz com sensor, elevadores e banheiros adaptados para PcD, área de convivência, além de modernas instalações visando ao maior conforto aos usuários, desde a entrada com ampla acessibilidade.

De acordo com o presidente da Fasc, Joel Lovatto, é oferecido um serviço e atendimento de qualidade para pessoas em situação de rua, e dispõe de uma organização interna estruturada para atender o intenso fluxo de pessoas que acessam o serviço diariamente - cerca de 150 pessoas. “Quem acessa o serviço desfruta de um ambiente limpo, com alimentação – jantar, ceia e café da manhã, banho quente e segurança, além dos quartos com roupa de cama e toalhas limpas para o banho. Podemos dizer que o Albergue é referência no país”, destaca.

De junho a setembro, os albergues têm acréscimo de 90 vagas, além das 355 disponibilizadas durante o ano. Além disso, são realizados encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas. Para garantir a segurança e organização das casas, algumas regras devem ser seguidas. As pessoas que buscam abrigo devem ter idade acima de 18 anos; estar em situação de rua no município de Porto Alegre; portar documentos com fotos (na ausência deste apresentar boletim de ocorrência de perda da documentação) e não apresentar sinais ou sintomas de doenças infecto-contagiosa na fase de transmissão nem depender de cuidados no leito.

Onde buscar abrigo:

Albergue Municipal – Rua Comendador Azevedo, 270 - Bairro Floresta
Vagas: 150
Horário: 19h às 7h

Albergue Felipe Diehl - Praça Navegantes, 41 - Bairro Navegantes
Vagas: 205
Horário: 19h às 7h

Albergue Dias da Cruz - Av. Azenha, 366  - Bairro Azenha
Vagas: 90 vagas
Horário: 19h às 7h

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes