Brinquedos adaptados são entregues a crianças com deficiência
Foi adquirido um lote de brinquedos que, após a adaptação feita pela Assistiva Tecnologia e Educação, serão doados a cerca de 200 crianças de quatro instituições: Abrigo Cônego Paulo Nadal, Casa do Menino Jesus de Praga, Casa Abrigo Santa Rita de Cássia e Instituto de Amparo ao Excepcional. A Casa do Menino Jesus de Praga é a primeira a receber a doação.
As crianças que possuem algum tipo de deficiência, cada uma com sua peculiaridade e gravidade, enfrentam barreiras para vivenciarem a alegria proporcionada pelo brincar. Para a secretária Comandante Nádia, da SMDSE, o significado da doação é imenso. “O ato de brincar possibilita descobertas, socialização e desenvolvimento cognitivo nas crianças. Com estes brinquedos, geramos a inclusão de todas na sadia forma de convivência pelas brincadeiras”. Nádia também destacou a importância da participação da sociedade. “Cada um ajudando um pouco conseguimos atender mais instituições. Por isto, chamamos empresas, cidadãos, quem quiser colaborar para que se juntem ao projeto”, ressalta. Ao final da entrega, a secretária visitou as dependências da instituição que atualmente possui 35 acolhidos.
Mil Brinquedos - Na busca da inclusão pelo brincar surgiu em 2007 no Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) – Portugal, o projeto Mil Brinquedos, Mil Sorrisos. Em 2017, o projeto ultrapassou fronteiras e chegou à Universidade Feevale e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Brinquedos com adaptação, quando comercializados, são extremamente caros. Por isso, o projeto tem a intenção de proporcionar esta oportunidade e garantir o direito que toda criança possui de se desenvolver com recursos lúdicos e de ser presenteadas com brinquedos adaptados que geram momentos de maior alegria, interação e conquistas. Este projeto tem como objetivo se tornar permanente com entregas periódicas.
Gilmar Martins