Cadastro Único Volante atende a população do bairro São José

17/08/2018 17:44

A primeira ação do Cadastro Único Volante, iniciativa entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e o Ministério Público, ocorreu nesta sexta-feira, 17, e atendeu mais de 130 pessoas no bairro São José. Equipes de entrevistadores sociais da Fasc realizaram consulta, triagem e aplicação dos questionários, com o objetivo de suprir as necessidades de quem precisou atualizar ou fazer o cadastro (instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como Bolsa Família).

De acordo com a diretora técnica da Fasc, Vera Ponzio, que esteve acompanhando os atendimentos com o presidente da Fundação, Joel Lovatto, a ação é uma grande oportunidade para a população, pois leva o Cadastro Único até as pessoas, descentralizando o serviço. “Os atendimentos acontecem dentro de uma excelente estrutura que é o ônibus do MP. Estamos muito satisfeitos”, enfatiza.

A ação foi realizada no ônibus do Ministério Público instalado em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Padre Ângelo Costa, localizada na rua 1° de Março 300, bairro São José. O atendimento aconteceu das 9h às 16h.

Na ocasião, o promotor de Justiça do RS, Alexandre Saltz, esteve presente e reforçou que essa parceria tem como objetivo levar para as comunidades a possibilidade do preenchimento do cadastro, que é indispensável para que o cidadão tenha acesso aos programas do governo federal. “Com essa ação conjunta reunimos o trabalho de quem executa com quem fiscaliza, e quem ganha é a sociedade”, conclui.

Luis Adriano Madruga / Divulgação PMPA
A primeira ação do Cadastro Único Volante, iniciativa entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e o Ministério Público, ocorreu nesta sexta-feira, 17, e atendeu mais de 130 pessoas no bairro São José.
Ação foi realizada no ônibus do Ministério Público instalado em frente à Escola Padre Ângelo Costa

Dona Maria Elisete Rodrigues, de 69 anos, foi uma das atendidas pela equipe da Fasc. “Estou muito feliz em poder fazer a atualização do meu cadastro pertinho de casa. Vou conseguir ser atendida e resolver meu problema. Adorei!"

As ações seguirão conforme a demanda averiguada nas regiões pelas equipes da Fasc. A próxima região do Cadastro Único Volante será na Restinga, no dia 28 de setembro.

O Cadastro Único é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, fundamental para a concessão dos benefícios, como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada entre outros. Funciona como porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. Além do atendimento nos 22 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), equipes da Fasc também realizam atendimento volante, que são ações cadastrais de forma descentralizada em unidades públicas do município, na rede sociaoassistencial ou em espaços comunitários. Vale referir que Porto Alegre possui mais de 100 mil famílias cadastradas (aproximadamente 300 mil pessoas).

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes