Campanha do Agasalho é lançada com quase 50 mil peças arrecadadas
24/05/2019 13:37
Joel Vargas / PMPA
Meta deste ano é arrecadar 270 mil peças
O lançamento oficial da Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, no Salão Nobre do Paço Municipal, com quase 50 mil peças arrecadadas, 11,8 mil pessoas atendidas e 37 entidades beneficiadas. A iniciativa começou mais cedo este ano, em 12 de abril, para que as doações chegassem a quem precisa antes do frio intenso. A meta é arrecadar 270 mil peças.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior agradeceu a participação dos parceiros e lembrou que no site da prefeituraé possível conferir a relação das entidades que recebem os agasalhos, o que garante segurança para quem doa e para a administração pública. “Iniciamos a campanha com antecedência para que pudéssemos receber, armazenar e fazer a triagem com tempo. Em Porto Alegre, 287 mil pessoas têm alguma relação com os serviços sociais oferecidos pela assistência social”, afirma.
A primeira-dama, Tainá Vidal, ressaltou a necessidade de doações de roupas para bebês e crianças. “Sentimos falta dessas peças em campanhas anteriores”, diz. A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, destaca que a campanha 2019 está mais eficiente e faz um apelo para que as roupas, cobertores e calçados doados estejam em boas condições de uso. “A doação tem que ser com o coração. Não estamos doando aquilo que não queremos mais”, frisou.
Entre os donativos, estão peças de roupas (novas e usadas), cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. As entregas serão encaminhadas às entidades ligadas à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
Esquenta Porto Alegre -O tema da campanha este ano é “Esquenta Porto Alegre”, e o lema é “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”. Esta edição conta com um projeto de comunicação que ressalta diariamente a necessidade das doações. Por meio de parceiros, o Gabinete do Prefeito, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte e o Gabinete de Comunicação Social idealizaram uma “piscina gigante”, instalada em frente à Prefeitura. A estrutura está sendo preenchida com bolinhas coloridas a cada doação. Nesta sexta-feira, alcançou o nível de 50 mil unidades. No fim da campanha, as bolas serão repassadas a creches municipais. A campanha também prevê recompensas à população a cada etapa vencida da mobilização, como a realização de shows.
Joel Vargas / PMPA
Bolinhas coloridas registram cada doação recebida
Presente na cerimônia, o vereador Idenir Cecchin elogiou a iniciativa de educar para a doação. “Nossa cidade tem espírito solidário, e essa campanha tem uma ideia fantástica”, disse. Segundo o secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Jr., a proposta é engajar o maior número de pessoas. “Serão quatro meses de campanha, e precisamos ter sempre uma novidade”, salienta.
Empresas que tenham interesse em patrocinar ou apoiar a campanha podem fazer contato pelo telefone 3289-2321 ou pelo e-mail campanhadoagasalho2019@portoalegre.rs.gov.br. Há duas formas de participação: fazer campanhas internas e enviar o material recolhido para a Prefeitura ou disponibilizar pontos de coleta nos seus estabelecimentos.
Já são parceiros Coca-Cola, Barra Shopping Sul, Wallmart, RBS, Melnick, Unimed, Shopping Total, Casas Maria, Sport Clube Internacional e Beira-Rio, Grêmio Futebol PortoAlegrense e Arena, Escoteiros do Brasil e Braspress.
Também participaram do lançamento o vice-prefeito, Gustavo Paim; representante da Defensoria Pública, Melissa Torres Silveira; vereadores Idenir Cecchin e Nelcir Tessaro; secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia; secretário da Saúde, Pablo Stürmer; secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen; secretário adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle; secretário adjunto da Cultura, Leonardo Maricato; presidente da Carris, Helen Machado; vice-presidente da Fasc, Joel Lovato; diretor de Esportes, Recreação e Lazer da SMDSE, Rodrigo Kandrik; diretor de Comércio, Indústria, Serviços, Agropecuária e Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luis Antonio Steglich Costa; diretora do Procon Municipal, Fernanda Borges; vice-presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Francisco Thomaz Telles; presidente do Sindilojas, Paulo Kruse; assessor de Relações Governamentais do Sindilojas, Álisson Martins; representante da ATP, Cíntia Mattos; diretora executiva da Rede Pampa, Viviane Vasques; representantes da Susepe Débora Roth e Kelen Krieger; diretor e voluntário da Corsan, Júlio Hoffer; diretor do Armazém de Mídia, Norberto Lemos; diretor comercial da Ativa e Canal Você, Fabiano Pereira, e a gerente comercial Daniela Sulzabach; analista da Unimed Porto Alegre, Kelly Oliveira; executiva de negócios do Grupo RBS Janaina Possebon; representantes do Shopping Total, Gabriela Dias e Rafaela Dias; primeira-dama do Sport Club Internacional, Luciana Lemos; gerente regional dos Escoteiros do Brasil, Eduardo Carvalho; e o diretor executivo da Federação Israelita do RS, Eduardo Gross.