Campeonato Municipal de Bocha chega às finais do piso sintético

06/10/2018 08:50
Helena Rocha / PMPA
Returno do Campeonato Municipal de Bocha - Piratini “B” x Ararigboia Local:Departamento de Bocha da Praça Piratini
Disputam ocorrem neste sábado, nos bairros Partenon e Jardim Botânico

Iniciado em março, o Campeonato Municipal de Bocha está perto das finais. Com jogos neste sábado, 6, a categoria Principal de Bocha, em piso sintético, chega às partidas finais. As disputam ocorrem a partir das 10h, na cancha da Associação dos Sargentos e Subtenentes da Brigada Militar, na rua Manoel Vitorino, 220, bairro Partenon, e no Parque Ararigbóia, na rua Saicã, 6, Jardim Botânico. As partidas realizadas em piso natural ainda estão na fase quadrangular.

Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com associações e clubes sociais, o campeonato é realizado de março a novembro, no piso sintético e natural, nas categorias Sênior e Principal, séries Ouro e Prata, envolvendo participantes dos 18 aos 90 anos. “Queremos destacar a sensacional disputa no piso sintético da categoria Principal, Série Ouro, entre as equipes Chácara das Pedras “A” e Soeral, que duelaram desde a fase classificatória, uma competição sadia ponto a ponto, e agora na final igualaram os resultados dos jogos de ida e volta, provocando um jogo de desempate, em cancha neutra”, ressalta o professor Fernando Rieth, da gerência de eventos da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da SMDSE.

A disputa deste sábado para desempate entre as equipes Chácara das Pedras “A” e Sociedade Esportiva Recanto da Alegria (Soeral) ocorre em cancha neutra, da Associação dos Sargentos e Subtenentes da Brigada Militar, bairro Partenon, que foi definida por sorteio realizado na noite dessa terça-feira, 3. Serão três partidas para a decisão do título. Se uma das equipes vencer as duas primeiras, a terceira é cancelada.

Soeral - A Soeral tem sua cancha no Parque Farroupilha (Redenção) há 42 anos. O presidente da entidade, Paulo Ricardo Borges, ressalta os benefícios do jogo. “Eles são favoritos, mas estamos fortes no páreo. O mais importante é tudo de bom que o jogo proporciona aos integrantes: mais saúde física e emocional. Como a maioria são idosos, só o deslocamento de casa até a cancha já é um ganho na vida deles. Estamos no mês do idoso e a nossa população é cada vez mais idosa. Fazemos com a bocha um trabalho indireto em beneficio dos participantes. Funciona como uma terapia”, completa.

Chácara das Pedras - A equipe Chácara das Pedras existe desde 1991. Atualmente, conta com 60 associados, sendo que 30 deles jogam todas as tardes. O presidente do grupo, Celito Eugênio Finato, lamenta não terem vencido em casa. “Já poderíamos ter vencido o campeonato, se não tivéssemos perdido uma disputa. Nós poderíamos ter decidido o título em casa, mas estamos confiantes. A bocha é muita coisa, preenche a vida da gente. Parece um jogo fácil, mas não é. Exige técnica e aprimoramento. Nós vamos vencer”, garante o líder, que está em sua terceira gestão como presidente.

Também no sábado, a partir das 10h, a categoria Principal, Série Prata, estará definindo a equipe campeã, entre as entidades Ararigbóia e Riograndense Tênis Clube. Esse jogo será realizado no Parque Ararigbóia, Jardim Botânico.

Histórico - O Campeonato Porto Alegre de Bocha chega à 27ª edição. O jogo começou em Porto Alegre na década de 1990, em canchas naturais, e ao longo dos anos houve um crescimento significativo, abrangendo atualmente também as canchas sintéticas nas categorias Principal e Sênior. Envolvendo grupos que inicialmente buscavam desta prática esportiva o seu lazer em praças e parques, o campeonato de bocha ao longo do tempo foi ampliando a participação de associações e clubes esportivos, acentuando-se a disputa ano a ano pelo título da competição. 

Confira os jogos:

Sábado, 6

Categoria Principal, Série Ouro - Desempate final

10h - Chácara das Pedras A x Soeral - cancha da Associação dos Sargentos e Subtenentes da Brigada Militar, na rua Manoel Vitorino, 220, bairro Partenon

Categoria Principal, Série Prata - Final

10h - Ararigboia x Riograndense Tênis Clube - Parque Ararigbóia, rua Saicã, 6, Jardim Botânico

 

Andrea Brasil