Capital sedia workshop para contratação de imigrantes

14/11/2019 15:46
Ricardo Giusti/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Empresários do setor privado participaram da iniciativa

Com a proposta de capacitar empresas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, empresários do setor privado participaram do workshop Como contratar migrantes em situação de vulnerabilidade em sua empresa, na manhã desta quinta-feira, 14. O evento, realizado no auditório Erico Verissimo da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), foi ministrado por representantes da agência da Organização das Nações Unidas para as migrações .

oram destacados os benefícios e a importância da integração e da diversidade para o desenvolvimento de estratégias corporativas. Para o coordenador da Unidade dos Povos Indígenas de Direitos Específicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte e do Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Mario Fuentes Barba, é de extrema importância que as empresas reconheçam a qualificação dos imigrantes, que por vezes chegam ao Brasil com grande nível de qualificação.

Assuntos como critérios de seleção, procedimentos de contratação, adaptação, seleção e até os tipos de documentação necessária nas contratações também foram abordados durante a oficina. No final, os participantes foram convidados a fazer uma dinâmica prática de sensibilização. Em grupos, foram desafiados a elaborar vagas de emprego que atendessem às demandas de inclusão e integração dos migrantes.

Segundo a representante da agência da ONU para as Migrações, Carla Lorenzi, a proposta é sensibilizar o setor privado e capacitar esses empresários para incluírem os imigrantes no seus quadros de funcionários. "Tivemos uma participação bem expressiva, na sua grande maioria representantes dos setores de Recursos Humanos dessas empresas."

O workshop é uma iniciativa da Organização Internacional de Migração (OIM/ONU) e teve parceria da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, do Governo do Estado e Fecomércio RS.

Importância do evento – O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de migrantes no país e o segundo estado que mais recebeu venezuelanos via o Programa de Interiorização do governo federal. Com uma forte economia agropecuária, indústria petroquímica e de calçados, os cerca de 100 mil migrantes de diversas nacionalidades que vivem em todo o território gaúcho podem oferecer incentivo à inovação, melhor desempenho na conquista de novos mercados e oportunidades para compartilhar aprendizados, além de crescer na interculturalidade, dentre muitos outros benefícios.

 

Eduarda Ferreira ( estagiária) supervisão Maria Emilia Portella

Taís Dimer Dihl