Capital terá sessão de cinema com ferramentas de acessibilidade
O Cine Farol Santander reabre esta semana e no dia 13 de abril, às 14h, fará sessão especial com ferramentas de acessibilidade. Com a exibição de Bio – Construindo uma vida, de Carlos Gerbase, o espaço possibilita acesso às pessoas com deficiência a uma produção gaúcha de cinema. A entrada é gratuita.
O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio das atividades da Diretoria-Geral de Acessibilidade e Inclusão Social. "A inclusão pela arte é fundamental. Precisamos de mais ações neste sentido. O cinema está evoluindo, desde 2018 quando o Festival de Gramado destacou as sessões acessíveis. Esperamos mais ações como esta, no cinema, no teatro, na música, nas artes, em todos os setores, para que todas as pessoas com deficiência sejam incluídas e possam usufruir também de cultura”, ressalta Jorge Brasil, diretor de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE.
O filme Bio – Construindo uma vida, do diretor Carlos Gerbase, terá sessão com audiodescrição, legenda descritiva e libras, realizada pela AB consultoria em Inclusão e Acessibilidade. O filme propõe ao espectador uma narrativa fragmentada, mas muito emocional, sobre a longa e atribulada existência de um biólogo, que atravessa a segunda metade do século 20 e mergulha no século 21 com uma sede imensa de conhecimento sobre a vida em nosso planeta. Ou até fora dele.
Bio – Construindo uma Vida é o oitavo longa-metragem do cineasta, músico e professor da PUC gaúcha Carlos Gerbase. O filme conquistou três troféus Kikito no Festival de Gramado 2017 (Júri Popular, Prêmio Especial do Júri pela direção de atores e melhor desenho de som) e no elenco tem o destaque para Maria Fernanda Cândido, Marco Ricca, Rosane Mulholland, Sharon Menezzes, Maitê Proença e Bruno Torres.
Também presentes grandes nomes gaúchos Tainá Müller, Werner Schünemann, Zé Victor Castiel, Fernanda Carvalho Leite, Felippe Kannenberg, entre muitos outros, já que no total, há 39 personagens em cena. A fotografia é de Bruno Polidoro, a montagem de Milton do Prado e o som, premiado em Gramado, de Augusto Stern e Fernando Efron.
O Cine Farol Santander fica na rua Sete de Setembro, 1.028, Centro Histórico, em Porto Alegre. Fone (51) 3287-5500).
Descrição do flyer de divulgação:
Dia 13/04, às 14 horas, no Cine Farol Santander. Entrada Franca.
À direita da foto, em caixa alta e cor dourada: Bio – Construindo uma vida. Abaixo em caixa baixa e cor branca: Sessão com ferramentas de acessibilidade, e em caixa alta: audiodescrição, legenda descritiva e libras.
Foto em sentido paisagem, fundo preto. Na lateral esquerda a imagem da metade de duas faces, formando um único rosto. Uma metade sendo um rosto feminino, pele clara, olho verde e a outra de um macaco.
Fim da descrição.
Consultoria: AB Consultoria em Inclusão e Acessibilidade para a descrição do flyer.
Matheus Beust