Celebração religiosa dos senegaleses ocorre neste domingo
Neste domingo, 28, ocorre a tradicional festa religiosa dos senegaleses que moram em Porto Alegre, o Grand Magal de Touba. A concentração será no Largo Glênio Peres, à s 8h, de onde, com o canto forte na lÃngua wolof, seguem em caminhada até o Clube do Comércio (rua dos Andradas, Praça da Alfândega) e lá permanecem até as 20h, com os rituais da cultura do Senegal. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDSE), por meio da Diretoria dos Direitos Humanos.
A caminhada faz parte da celebração religiosa Grand Magal de Touba (Grande Festa de Touba) realizado no mundo todo onde há senegaleses. Conforme a Associação de Senegaleses de Porto Alegre estima-se que há cerca de dois mil imigrantes daquele paÃs morando na capital gaúcha. Durante o trajeto eles distribuem comida a quem estive na rua, é a dádiva para a cidade. "O ato também serve de aproximação com as populações das cidades onde vivem", explica o presidente da Associação dos Senegaleses, Mor Ndiaye.
A data marca o 18º dia do calendário lunar de 1895 e que corresponde ao inÃcio do exÃlio do lÃder religioso Cheik Ahmadou Bamba Mbacké, ele lutou pela liberdade religiosa no Senegal. Cheik Ahmadou foi condenado à prisão perpétua, mas conseguiu a liberdade e por isto os senegaleses agradecem todos os anos em cerimônias de ação de graças. Este é o principal evento religioso do Senegal, onde peregrinos vão até a Grande Mesquita reafirmar seu compromisso com a confraria fundada por Ahmadou Bamba.
Â
Andrea Brasil