Centro de Artes da Restinga tem oficina para mobilização social

11/10/2018 08:33
Joel Vargas/PMPA
Centro de Artes da Restinga tem oficina para mobilização social
Prefeitura reiniciou as obras do CEU em novembro do ano passado

A partir desta quinta-feira, 11, estão abertas as inscrições aos interessados em participar da primeira Oficina de Mobilização Social – Sensibilização Comunitária para o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Restinga. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: smdse.ceurestinga@portoalegre.rs.gov.br, até o dia 22 de outubro, informando nome, RG, se integra alguma instituição e escolhendo o turno da oficina (manhã, tarde ou turno integral (8h30 às 18h30). A primeira oficina será realizada dia 27 no CTG Porteira da Restinga (rua Álvaro Difini, 3718 – Restinga). Haverá também atividade para as crianças que acompanharem seus responsáveis ao evento e feira comunitária de artesanato e produtos locais.

O objetivo é mobilizar a comunidade para que se envolva na gestão do CEU da Restinga. O cronograma de mobilização social está sendo realizado entre os meses de julho e dezembro, perfazendo um total de cinco meses de ação como está no plano de trabalho do convênio entre a prefeitura e o governo federal. “A mobilização social é uma ferramenta importante para o comprometimento da comunidade durante o processo de implantação do equipamento”, explica a representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte na unidade gestora Local, Denise Flores.

A prefeitura, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e da Cultura (SMC), reiniciou as obras do CEU da Restinga (rua Arno Horn, 211) em novembro de 2017. A execução do Centro, que beneficiará cerca de 50 mil pessoas do bairro e das imediações, é viabilizada por meio de um convênio com o Ministério da Cultura. Para a continuidade da obra serão investidos R$ 1.387.958,88.

O CEU da Restinga contará com uma quadra coberta própria para a prática de vôlei e dois prédios. Um deles abrigará uma biblioteca, um telecentro (informática) e um cineteatro. Na outra edificação haverá uma sala multiuso e um espaço para o Centro de Relações Institucionais Participativas (Crip).

Centros - Os centros integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Os CEUs são executados com recursos do Governo Federal repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e pela posterior gestão do equipamento

Programação da Oficina

8h30 – Recepção: inscrições e confirmação das inscrições via internet
9h – Abertura
9h30 – Dinâmica de grupo – Acolhida
10h – Painel 1: Histórico CEU Lomba; Quem somos e onde estamos
Participantes da comunidade e técnicos da prefeitura
11h – 1º Bloco da Oficina – Sensibilização
12h30– Intervalo para o almoço e Atividades Culturais
Almoço: Carreteiro campeiro e saladas
14h30 – 2º Bloco da Oficina Sensibilização
16h– 3º Bloco Debates
Comunidade e membros da Unidade Gestora Local
18h – Encerramento.  

 

 

  

 

Andrea Brasil