Centro POP 2 recebe primeiro dia de atendimento do Sine

09/01/2020 15:41
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Centros oferecem atendimentos e acompanhamento social

Cerca de 27 pessoas saíram do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP 2) na tarde desta quinta-feira, 9, com entrevistas marcadas para vagas de emprego. A ação faz parte da atuação da equipe do Sine Municipal nos Centros POP, que segue até a próxima sexta-feira, 17, nas três unidades do município.

Entre os serviços oferecidos, o Sine está realizando a intermediação de mão de obra cadastrada no sistema e repassando orientações para confecção da nova Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital. O documento é gratuito e pode ser feito pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital , disponível para IOS ou Android.  "A principal vantagem da CTPS Digital é o cidadão não precisar carregar o documento físico consigo", afirma o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SMDSE e diretor do Sine, Nelson Beron. 

As pessoas em situação de rua que não possuem celulares podem procurar a unidade do Sine, na avenida Sepúlveda, para encaminhar o documento digital ou a Superintendência Regional do Trabalho, localizada no mesmo prédio do Sine. “Agora toda a empregabilidade fica digital. O empregador, pelo CPF do candidato, acessa o documento e todo o histórico de trabalho”, explica Beron.

Nesta sexta-feira, 10, a equipe chega ao Centro POP 1, na avenida João Pessoa, 2.384, bairro Santana. A ação segue na sexta-feira, 17, com atendimentos no Centro POP 3, na avenida França, 396, no bairro Navegantes. Promovido pela Diretoria-Geral de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) em parceria com o Sine Municipal, com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a Associação Cultural Beneficente Ilê Mulher e a Fundação Solidariedade,  os atendimentos ocorrem das 9h às 11h e das 14h às 16h.

“As empresas inclusivas, que possuem interesse em apoiar esses projetos sociais, precisam entrar em contato com a Prefeitura. Assim, nós conseguimos alcançar e engajar mais pessoas”, aponta o vice-presidente da Fasc, Joel Lovatto.

Os Centros POP oferecem atendimentos e acompanhamento social, provisão de documentação e oficinas para a população de rua. As casas disponibilizam uma equipe multidisciplinar na busca de alternativas para idosos, adultos e famílias em situação de rua para encaminhamento à rede de serviços municipais. Os interessados podem ter dois acessos por dia à casa, sendo 45 entradas pela manhã e 40 à tarde. A estrutura conta com um ambiente para banho e lavanderia para higienização das roupas. Além disso, a equipe também disponibiliza oficinas, sessões de filmes e alimentação para os atendidos. 

Programação:

Sexta-feira, 10
Centro POP 1, avenida João Pessoa, 2384, Santana
Das 9h às 11h e das 14 às 16h

Sexta-feira, 17
Centro POP 3, avenida França, 496, Navegantes
Das 9h às 11h e das 14 às 16h

 

Gabriel Bandeira (estagiário) supervisão Maria Emilia Portella

Taís Dimer Dihl