Cerca de 13 mil peças de roupas são doadas a moradores das Ilhas

05/07/2019 18:49
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Entrega da Campanha do Agasalho foi realizada na Praça Central da Ilha da Pintada

Os dias frios desse inverno serão amenizados para cerca de mil moradores da região das Ilhas que receberam na tarde desta sexta-feira, 5, a doação de 12.919 peças de roupas para crianças e adultos. As doações arrecadadas na Campanha do Agasalho da prefeitura foram entregues pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), por meio da Defesa Civil de Porto Alegre. Pela manhã, um caminhão baú do Corpo dos Bombeiros levou as doações até o local. (fotos)

A distribuição das peças ocorreu na Praça Central da Ilha da Pintada e contou com a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, e da Segurança, Rafael Oliveira, além do diretor-geral da Defesa Civil da Capital, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, e da coordenadora do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Região Ilhas, Patrícia Salcedo.   

Segundo Comandante Nádia, a ideia surgiu a partir de uma reportagem que assistiu na televisão, que mostrava o pessoal das ilhas com necessidades de roupas e cobertas. “Fiquei muito sensibilizada com a situação daquelas pessoas e tive a iniciativa de formar uma parceria com a Defesa Civil para levarmos um pouco de conforto para aqueles adultos e crianças. Então direcionamos peças da Campanha do Agasalho, mostrando que vamos esquentar todos os cantos de Porto Alegre”, informa a secretária. 

"A ação começou hoje cedo com os agentes da Defesa Civil que fizeram o transporte das peças até a ilha e agora serão úteis para mais de mil moradores da região. O trabalho da Defesa Civil continuará integrado com o Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Região Ilhas e demais órgãos da prefeitura em benefício das pessoas, principalmente nessa época de frio intenso", afirma o secretário de Segurança, Rafael Oliveira. 

Apoio - Moradora da Ilha da Pintada há 40 anos, Sílvia Senna tem quatro filhos e aproveitou a ação para levar agasalhos para a família. “Moro aqui há anos e a gente sabe, o frio chega e toda a ajuda é bem-vinda. No me caso, estou desempregada e não tenho condições de comprar roupas”, diz.   

Campanha - A Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre alcançou 150 mil peças arrecadadas, beneficiando mais de 24 mil pessoas vinculadas a 69 entidades. Para recompensar a solidariedade dos porto-alegrenses, a prefeitura está organizando ações gratuitas com parceiros. O objetivo é arrecadar 270 mil peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis até 15 de agosto. 

Neste sábado, 6, para lembrar a doação de 75 mil peças, o muro da Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, receberá uma intervenção de grafite. A ação será realizada pela Coca-Cola Femsa Brasil, uma das parcerias da iniciativa da prefeitura. 

A meta das 150 mil peças será celebrada com um passeio de barco para 900 alunos da rede municipal, no dia 9 de julho, com a colaboração da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e os barcos Noiva do Caí, Cisne Branco, Porto Alegre 10, Bela Catarina, Barc e CAT V e CAT VIII. 

Já a das 125 mil peças será comemorada no dia 13 de julho com um Festival de Música e mutirão de recuperação da Praça Ephraim Pinheiro Cabral, no bairro Boa Vista, em parceria com o Colégio Monteiro Lobato. A programação pelo Guaíba marca também a inauguração da Bilheteria do Atracadouro Náutico da Orla. A marca das 100 mil foi anunciada essa semana: a retomada do 14º Festival de Música de Porto Alegre após nove anos. A edição conta com a parceria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).

Saiba como ajudar. Veja os pontos de coleta

Andrea Pinto Schoeler e Denise Righi

Gilmar Martins