Curso Básico de Informática para vulneráveis inicia nova turma

02/03/2020 19:04
Gabriel Bandeira/ SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Aulas gratuitas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h

Buscando a reintegração no mercado formal de trabalho, cerca de dez pessoas ingressaram nesta segunda-feira, 2, na nova turma do Curso Básico de Informática, ministrado pelo Centro Integrado Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS). O curso é uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre com o CIEE para a capacitação de ex-flanelinhas e pessoas em situação de rua. As aulas gratuitas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, somando 30h semanais. Ao final, os alunos recebem certificados de domínio do Pacote Office (Word, Excel e Powerpoint) e ferramentas básicas do Windows e Internet.

Divulgadas desde fevereiro, o número de alunos representa 62,5% das vagas disponibilizadas. "A informática é um dos alicerces do mercado de trabalho. Em tempos onde a tecnologia só avança, dominar esse processo de redes e informatização é fundamental para qualquer candidato a uma vaga de emprego", enfatiza o diretor do Sine e diretor-geral de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Nelson Beron.

Sancionada em janeiro pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, a Lei dos Flanelinhas veta a atuação de guardadores autônomos de veículos em Porto Alegre. Visando a realocação desse público, o Sine Municipal disponibiliza o "Guichê 0". O serviço  garante que o candidato não entre em filas e seja atendido mais rapidamente. A escolha da numeração faz menção ao recomeço dos trabalhadores em busca de uma nova profissão.

Cursos de qualificação - Parceiro da SMDSE, o Ciee RS está com vagas abertas para 12 oficinas de capacitação e qualificação para o mercado de trabalho. Os cursos começam a partir de terça-feira, 11, e seguem até o final do mês. As aulas são ministradas na unidade do Ciee do Centro Histórico, na avenida Borges de Medeiros, 328, 8º andar, na sala 84. Ao final do curso, os alunos receberão certificados.

 

 

Gabriel Bandeira (estagiário) supervisão Maria Emilia Portella

Taís Dimer Dihl