Equipes de assistência social e saúde cadastram venezuelanos
As equipes técnicas da Coordenação de Gestão de Benefícios e Cadastro Único da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e da Secretaria Municipal de Saúde realizaram o cadastro dos venezuelanos que chegaram a Porto Alegre na terça-feira, 25, e estão abrigados na Aldeias Infantis SOS. Todos os imigrantes estavam com a documentação civil completa (carteira de trabalho,CPF e protocolo da Polícia Federal). Muitos já vieram com o Cadastro Único e já recebendo o Bolsa Família.
Foram realizadas 19 atualizações e dez cadastros novos. A equipe da saúde realizou 31 consultas médicas, com 27 entregas de medicação. Todos estavam com a carteira de vacinação e foram sinalizadas as próximas doses para as crianças e a orientação para o uso da Unidade de Saúde Santo Agostinho, que atende a região do bairro Sarandi, zona Norte. Entre o grupo há uma gestante que agora realizará os exames de acompanhamento na unidade.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte coordenou a ação. A secretária Denise Russo ressalta a importância do atendimento. “O primeiro passo é assegurar às famílias o acesso aos benefícios públicos e um tempo de ambientação ao local. A partir do conhecimento do perfil de cada um, poderemos definir os encaminhamentos para cursos de português, mercado de trabalho, qualificação e educação”, afirma.
A equipe da Campanha do Agasalho distribuiu kits de roupas para todas as famílias e a Fasc fez a doação de cobertores. Na próxima semana a equipe de assistência social retornará ao local para verificar a necessidade de mais cadastramentos.
Gilmar Martins