Fórum debate ações para população idosa, PCDs e diversidades

27/01/2020 19:43

A solenidade de abertura do Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades foi realizada na tarde desta segunda-feira, 27, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. Segundo a Organização Mundial da Saúde ocorre uma transição demográfica mundial que vai resultar em populações mais velhas em todos os lugares. O grupo populacional dos idosos é o que mais cresce em Porto Alegre e representa 15,4% da população, pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Moisés Fraga Gonçalves, falou sobre o trabalho desenvolvido pela diretoria de Acessibilidade, Unidade dos Direitos do Idoso e Unidade da Diversidade Sexual e de Gênero da SMDSE. “Trabalhamos na secretaria a inclusão de todos pelo esporte, pelo social e pelo trabalho, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade. O desenvolvimento econômico nem sempre se preocupa com a segurança do mobiliário urbano em relação a idosos e deficientes e isto é também uma preocupação nossa”, ressalta.

O secretário nacional de Proteção e Defesa da População Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antonio Costa, representou o Governo Federal e falou sobre o exemplo que o Fórum de Porto Alegre é para o país como um colegiado de debates apartidários.  "A nossa prioridade é valorizar os conselhos estaduais e municipais, para que por meio deles surjam as políticas públicas”, destacou.

Para o presidente do Fórum e do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Falcão, o encontro é um importante momento para debater o envelhecimento da população e seus desdobramentos.

A solenidade contou com a presença de representantes do Executivo Estadual, do Ministério Público, Legislativo Municipal, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Cruz Vermelha, Universidades e várias instituições que desenvolvem ações e trabalho tendo como prioridade a população idosa.

Até dia 31 de janeiro serão realizadas palestras, oficinas e seminários. Confira aqui a programação completa.  

 

 

Maria Emília Portella

Gilmar Martins