Jogos dos Estudantes Surdos promovem inclusão por meio do esporte

23/08/2018 09:20

Com o objetivo de estimular a prática esportiva e a inclusão social em Porto Alegre e região metropolitana, começa nesta quinta-feira, 23, a 16ª edição dos Jogos dos Estudantes Surdos. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A abertura ocorre às 10h, na Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Ufrgs, na rua Felizardo, 750.

Os jogos são divididos em duas etapas: a primeira na quinta-feira, na Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Ufrgs, com a disputa de esportes individuais. A segunda, no dia 30, no Sesc Protásio Alves (antigo Sesc Campestre), na avenida Protásio Alves, 6220, com os esportes coletivos. Participam atletas do público infantil (a partir dos 6 anos) até o adulto. Na quinta-feira, haverá provas de corrida, salto em altura e distância, lançamento de pelota e arremesso de peso. A expectativa da organização é de que mais de 500 atletas participem das atividades.

“Além de fomentar a inclusão social dos jovens, os Jogos dos Estudantes Surdos são uma grande confraternização entre atletas, familiares e o público em geral. O esporte tem essa capacidade de unir as pessoas e de promover a inclusão. Por isso, a prefeitura apoia e estimula esse tipo de iniciativaâ€, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo.

  

 

Andrea Brasil