Jogos dos Estudantes Surdos têm primeiro dia de competições

23/08/2018 13:21
Luciano Lanes / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Abertura realizada nesta manhã, reuniu atletas, familiares e professores

Centenas de estudantes de Porto Alegre e de outros municípios da Região Metropolitana participaram, nesta quinta-feira, 23, do primeiro dia de competições da 16ª edição dos Jogos dos Estudantes Surdos. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta quinta, na Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Ufrgs, e reuniu atletas, familiares e professores.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo, participou da cerimônia, que teve a interpretação dos hinos nacional e do Rio Grande do Sul pela linguagem de Libras. “Os jogos são uma oportunidade de unir esporte, lazer e, principalmente, inclusão social. Todos são vencedores de estarem aqui compartilhando esse momento”, afirmou.

O presidente da Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul, Ricardo Morand Goes, ressaltou o papel da prefeitura de promover a iniciativa e de possibilitar a interação entre os jovens por meio do esporte. “Temos aqui um espaço de conhecimento e de troca. Acreditamos muito no futuro de cada um de vocês e estamos muito felizes de ver essa integração”, destacou.

Ao longo do dia, são disputadas as provas individuais do evento (corrida, salto em altura e distância, lançamento de pelota e arremesso de peso). Participam atletas a partir de 6 anos. Andréia Oliveira, mãe de uma estudante de 14 anos, lembrou que os jogos também devem chamar a atenção da sociedade para a necessidade de promover a inclusão dos surdos. “Aprendi a linguagem de Libras para poder me comunicar com a minha filha. Seria importante se todos conseguissem se comunicar com os surdos, porque isso é muito importante para a formação das pessoas”, explicou. 

Luciano Lanes / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Cerimônia teve a interpretação dos hinos nacional e do Estado pela linguagem de Libras

No total, oito escolas levaram delegações para as competições desta quinta. A professora Karin Wentzel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngüe Salomão Watnick, enfatizou a importância dos jogos para os estudantes. “É um marco na vida deles. Eles esperam ansiosamente pelos jogos a cada ano. Já começam a nos perguntar desde março. É uma oportunidade para encontrar amigos e compartilhar esses momentos, já que a comunicação entre eles flui melhor”, afirmou.

A segunda etapa dos jogos ocorre no dia 30, no Sesc Protásio Alves (antigo Sesc Campestre), na avenida Protásio Alves, 6220, com os esportes coletivos. A expectativa é de que mais de 600 pessoas participem do evento, entre atletas, professores e familiares.

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes