Jogos dos Estudantes Surdos têm primeiro dia de competições

17/05/2019 14:24
Luciano Lanes/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Nesta sexta-feira, estudantes disputam provas individuais
Centenas de estudantes de Porto Alegre e de outros municípios da Região Metropolitana participaram, nesta sexta-feira, 17, do primeiro dia de competições da 17ª edição dos Jogos dos Estudantes Surdos. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria-Geral de Esporte, Recreação e Lazer, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Saúde Lar HomeCare. 
A solenidade de abertura ocorreu às 10h, na Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Ufrgs, e reuniu atletas, familiares e professores. O diretor-geral de Esporte, Recreação e Lazer, Rodrigo Kandrik, homenageou o idealizador dos jogos, professor Ely Danilo Tomé, e ressaltou a importância do evento. “Nesses jogos, o aluno pratica o esporte inclusão. É um momento aguardado pelos estudantes e também uma oportunidade para integrar amigos e familiares”. O coordenador de Esportes, Cláudio Franzen, destacou o papel dos professores e treinadores nos jogos, pois a competição exige um formato especial.
 
Durante esta sexta-feira, ocorre a primeira etapa das disputas, com as provas individuais do evento (corrida, salto em altura e distância, lançamento de pelota e arremesso de peso). Participam atletas a partir de 6 anos. No total, oito escolas levaram delegações para as competições desta sexta: Concódia, Keli Meise, Salomão Watnick, Frei Pacífico, Lila Mazeron, Vitória, Padre Reus e Escola Especial para Surdos (Emees). A segunda etapa será no dia 24, no Sesc Protásio Alves (antigo Sesc Campestre), na avenida Protásio Alves, 6220, com os esportes coletivos.

  

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes