Levar conhecimento é o foco da Semana da Pessoa com Deficiência

21/08/2019 19:26
Gabriel Bandeira / SMDSE / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Alunos surdos da Escola Frei Pacífico interpretaram o hino rio-grandense

Nesta quarta-feira, 21, foi aberta oficialmente a 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (PCD). Em evento livre para o público, a abertura ocorreu no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), às 14h. Com foco na diversidade, o tema escolhido para essa edição é “Somos Todos Iguais e Incrivelmente Diferentes”. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a UFRGS.

“Nós temos uma grande deficiência, de não olharmos os nossos irmãos. E nós não vamos deixar por menos. Vamos sempre incluir todos. Porque se não forem todos, não é o que prega a Constituição Federal”, diz a secretária da SMDSE, Comandante Nádia.

Durante a abertura, alunos surdos da Escola Frei Pacífico interpretaram o hino rio-grandense e a música Trem-Bala, de Ana Vilela. Em seguida, o grupo de dança do Instituto Pertence performou um fragmento do espetáculo “Todo Mundo Tem Um Sonho”. Também fizeram parte da abertura o Projeto Borboletas, de Tamara Wagner, e a exposição “Luz Reveladora, Outros Olhares”, do fotojornalista Jorge Aguiar e do Instituto Autismo e Vida.

“Nós estamos entregando para o cidadão porto-alegrense uma semana cheia de workshops e conhecimento sobre a acessibilidade. Nós temos muitas atividades lúdicas, mas principalmente muitas oficinas para professores, para alunos e profissionais que trabalham com reabilitação”, explica Jorge Brasil, diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Marcelo Gazen; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Bernardo Schuch; e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), Nelson Khalil. Para Khalil, não só em Porto Alegre, mas  todo o país precisa melhorar as condições da acessibilidade: “A vida em sociedade precisa ser adaptada para incluir todas as pessoas. Elas precisam ter acesso às atividades da cidade”..

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue até o dia 28 de agosto. A programação é gratuita e aborda os seguintes temas: cultura, arte, lazer, esporte, educação, saúde, trabalho e emprego, comunicação, tecnologia, além do novo modelo de avaliação de deficiência, contando com a partipação direta de PCDs nas atividades.

A Semana Municipal tem como apoiadores e parceiros: AB Consultoria em Inclusão e Acessibilidade, Mil brinquedos Mil Sorrisos BR, Esporte+, Shine Estética, Mercur, Vital, Charlie Brownie, A Sua Mercê, Coca Cola-Femsa, Ritter, Comitê de Ação Social Laghetto Hotéis, Alibem, Lindoia Shopping, Decathlon, Comdepa, Amrigs, Ministério Público do Trabalho, AGILS, Angélica Rizzi Edições, Apabb, Projeto Borboletas, Centro Cultural UFRGS, Cromossomo 21, Cerepal, Clínica Horizontes, Click da Kombi, Espaço T21, Sociedade dos Surdos RS, Faders, Feneis RS, Falaê – Educandário São João Batista, Grêmio Náutico União, Grupo Cerco, Instituto Autismo e Vida, Instituto Pertence, Elo – grupo de Apoio a Adoção, Rs Paradesporto, Signatores, Sine Municipal, Ucergs, Museu de Porto Alegre – Joaquim felizardo, Crefito 5, Agadim, Apae Porto Alegre, Instituto Federal do RS – Sede Alvorada, Instituto Atlas Biosocial.

Confira a programação da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência aqui.

 

 

Gabriel Bandeira (estagiário) / Supervisão: Maria Emilia Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes