Mercado de trabalho é foco na terceira Estação da Juventude

14/08/2019 19:26
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Evento reuniu atrações culturais e cerca de 40 serviços da prefeitura e parceiros

Atrações culturais e cerca de 40 serviços da prefeitura e da sociedade civil reuniram o público jovem nesta quarta-feira, 18, na 3ª edição do Estação Juventude, no Largo Glênio Peres. O evento faz parte da Semana Municipal da Juventude, em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto. (fotos)

Criada em 2017, o objetivo da ação é levar os serviços da prefeitura ao público em atividades educativas, enquanto dá protagonismo à juventude para divulgar o seu próprio trabalho. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e conta com vários apoiadores que atuam com jovens da Capital.

Entre os serviços disponíveis, instituições também estavam cadastrando jovens para cursos de aprendizagem profissional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 26,6% dos trabalhadores entre 18 e 24 anos estavam desempregados. O índice é mais que o dobro da taxa geral do resto da população.

"Essa defasagem de empregos atinge todo mundo, principalmente o jovem que quer ter a sua primeira oportunidade, mas que ainda não tem uma experiência profissional. Por isso, o Sine, a Coordenadoria da Juventude, somadas a essas entidades parceiras, estão sempre buscando a capacitação, para que ele possa ser competitivo em uma entrevista de emprego", afirma Filipe Tisbierek, coordenador da Juventude.

Entre os serviços convidados, estandes do Sine Municipal, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) atenderam o público presente. No palco, atividades culturais como dança, música e artes marciais deram protagonismo aos jovens, que puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos nas suas instituições. "Achei o evento muito interessante, porque ele dá a oportunidade para o jovem abrir os horizontes, encontrando diferentes visões", conta Mozart Amadeus Bastos, 27 anos.

Na segunda-feira, 19, a programação continua com o Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude, que debate o suicídio no Brasil, a maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O evento será realizado das 8h30 às 17h30, na Cinemateca Capitólio, na rua Demétrio Ribeiro, 1085. As inscrições já estão esgotadas, mas há uma lista de espera.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (51) 3289-2300 ou pelo e-mail juventude@portoalegre.rs.gov.br

  

 

Gabriel Bandeira (estagiário) / Supervisão: Maria Emilia Portella

Gilmar Martins