Prefeitura entrega troféu a destaques em ações de inclusão
A primeira edição do troféu Atitudes que dão show ocorreu na noite dessa quarta-feira,19, no Teatro da Amrigs. Foram premiados um projeto, três empresas, uma instituição e uma personalidade. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), junto com o Conselho Municipal dos Direitos de Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, com o apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul, do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul e do Instituto Acessibilizar.
O diretor de Operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Marcelo Soletti, recebeu o prêmio em nome da EPTC, parceira da secretaria nos projetos municipais voltados às pessoas com deficiência. O professor Eduardo Cardoso, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi destaque pelo projeto Mil Brinquedos, Mil Sorrisos BR. A Empresa Assistiva Tecnologia e Educação foi reconhecida pelo mesmo projeto.
Já o promotor público Alexandre Saltz ganhou o troféu por sua dedicação na Promotoria de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A Empresa Trevo recebeu o prêmio pela acessibilização arquitetônica de toda a empresa e empenho em empregar pessoas com deficiência, hoje com mais de 70 colaboradores PCDs. Outro reconhecimento foi para a Escola Especial e para o Centro de Habilitação Educandário São João Batista, pelo aplicativo gratuito Falê de comunicação, alternativa para pessoas com deficiência auditiva.
O evento encerrou a programação do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no último 3 de dezembro, data que celebra as conquistas alcançadas pelas pessoas com deficiência, além de estimular a reflexão sobre seus direitos. Por meio de apresentações musicais e performances artísticas, o evento buscou valorizar e incentivar a inclusão por meio da arte.
A secretária Denise Russo salientou o quanto a causa das pessoas com deficiência sensibiliza o trabalho da secretaria. “Essa é, entre tantas, uma das principais áreas do desenvolvimento social. O objetivo é que tratemos as diferenças de maneira igual. Que nossos agraciados de hoje sigam na busca da garantia de direitos, mas principalmente por esta causa que é tão desafiadora”, ressalta.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Nelson Kalil, registrou a noite como um momento para festejar as conquistas ano. “Faremos o próximo ano muito melhor do que 2018 e vamos tornar a sociedade cada vez mais amigável a todas as pessoas. Temos que parar de falar em pessoas com deficiência e passar a falar apenas em pessoas. Todas incluídas. Todas com as mesmas oportunidades”. Kalil também ressalta que o prêmio busca destacar o trabalho dos homenageados para seja exemplo e inspiração para outras ações semelhantes. O vereador Paulo Brum, representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, defende um momento social em que não seja mais necessário criar datas específicas para lembrar as ações em favor de qualquer deficiência.
Também participaram da cerimônia o coordenador-geral de Acessibilidade e Inclusão Social, Jorge Heleno Brasil, a representante da Amrigs, gerente de Defesa Profissional, Maria da Graça Schneider, o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Rothschild Prestes, e o coordenador Estadual das Políticas para Pessoas com Deficiência, Adilson Corlassoli.
O evento contou com apresentações musicais, iniciando com Rodrigo Munari e Tonho Crocco. Após, subiram ao palco a cantora Daniela Bublitz, cadeirante e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, o pianista e tecladista Gabriel Schuck, que é deficiente visual e estudante de Produção Fonográfica, o músico Bruno Schafer, cadeirante que atua como produtor multimídia, e o violinista e compositor Marcos Davi, que mistura a música clássica com ritmos como jazz, chorinho e samba.
Andrea Brasil