Prefeitura lança campanha Cabide Solidário

06/02/2019 16:16
Luciano Lanes/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Objetivo é arrecadar roupas e calçados adequados para entrevistas de emprego

A terceira edição da campanha Cabide Solidário foi lançada, nesta quarta-feira, 6, pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). A ação visa à arrecadação de roupas sociais para serem doadas a trabalhadores desempregados que são encaminhados a entrevistas de emprego, através do Sine Municipal (avenida Sepúlveda, s/n, esquina com avenida Mauá).

Segundo a secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, é preciso distinguir as campanhas do Cabide Solidário e do Agasalho. “A nossa intenção é arrecadar roupas e sapatos sociais, que possam ser usados pelos trabalhadores para se apresentarem em suas entrevistas de emprego. Queremos estimular as pessoas a se sentirem seguras, confortáveis e fortalecidas em um momento como esse. Para nós, o melhor projeto social é o emprego”, afirma.

A primeira-dama, Tainá Vidal, esteve presente no evento e apoiou a iniciativa. “Ficamos muito felizes em poder proporcionar essa oportunidade aos trabalhadores. Com certeza, quando eles se sentem felizes e seguros, podem mostrar o que têm de melhor na hora das suas entrevistas de emprego”, diz. A esposa do vice-prefeito Gustavo Paim, Carolina Weber, contou sobre sua experiência com o desemprego e da importância do trabalho na vida de uma pessoa. “Quando eu tinha dez anos, minha mãe chegou tarde da noite, pois ficou vagando pela cidade pensando em como ia contar para as filhas que tinha perdido o sustento da família. Aprendi cedo o valor do trabalho”, relata. A presidente da Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE),  Laura Pandolfo, destacou a importância da autoconfiança para quem busca uma vaga no mercado de trabalho. 

Luciano Lanes/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, no Sine Municipal

Saul Rogério Almeida da Costa, que vem buscando uma recolocação há mais de um ano, achou a ideia excelente, pois nem sempre quem está desempregado pode comprar uma roupa nova. “Essa ação da prefeitura vai nos ajudar muito. Eu já peguei um casaco, que era a minha necessidade”, revela.

Campanha - As doações para a campanha Cabide Solidário podem ser entregues de segunda a sexta-feira, no Sine Municipal, Centro Histórico, das 8h às 16h. A retirada das roupas ocorre das 8h às 17h, também de segunda a sexta-feira, no mesmo local. Os cidadãos que desejarem contribuir com o projeto, podem efetuar a doação de peças que como blazers, ternos masculinos e femininos, vestidos e conjuntos sociais, calças e camisas sociais, gravatas, lenços, camisas polo e esportivas, uniformes de empresas em bom estado, calçados, cintos e demais roupas que sejam adequadas para o uso do trabalhador. 
 

Andrea Pinto Schoeler

Denise Righi