Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Assistência Social e Cidadania

Prefeitura recebe doação de 3 mil agasalhos do Pão dos Pobres

13/05/2020 17:32
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Primeira-dama Tainá Vidal destacou a quantidade expressiva de roupas e a qualidade, inclusiva peças de etiqueta

A Prefeitura de Porto Alegre recebeu da Fundação Pão dos Pobres a doação de três mil peças de roupas para a Campanha do Agasalho 2020. As roupas passarão pela quarentena no centro de triagem do município para depois serem distribuídas às unidades de atendimento da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e organizações parceiras. “É maravilhoso poder ver essa quantidade de roupas sendo doada, e até peças com etiqueta. Porque doação não é descarte”, ressalta a primeira-dama, Tainá Vidal, durante a entrega das peças na sede do Pão dos Pobres, nesta quarta-feira, 13.

Tainá Vidal esteve acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Itacir Amauri Flores, e pela presidente da Fasc, Vera Ponzio, para o recebimento da doação. “Nos deixa muito satisfeitos ver a resposta solidária dos porto-alegrenses. Ainda precisamos de muita coisa, mas aos poucos vamos chegando a um bom resultado”, diz Itacir. A presidente da Fasc, Vera Ponzio, destacou a união de esforços neste momento de pandemia. “Os agasalhos serão muito bem aproveitados, ainda mais nesse período de baixas temperaturas”. Com essa doação, a campanha já arrecadou mais de 20 mil peças de roupas.

Parceira da Fasc, a Fundação Pão dos Pobres atende crianças e adolescentes na modalidade de acolhimento e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. A sede da entidade, na Cidade Baixa, é um dos pontos de coleta da campanha. "Nossa atenção, nesse momento, é direcionada à população mais vulnerável, que mais depende da solidariedade dos porto-alegrenses", enfatiza o diretor geral do Pão dos Pobres, Albano Thiele.

Campanha - Com o tema Suas roupas já podem sair de casa para abraçar alguém, a campanha deste ano precisou ser reinventada em função do cenário atual, que exige isolamento e cuidados. Serão beneficiadas 142 organizações cadastradas na Fasc, além de albergues, abrigos, Centros Pop, pessoas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Dia do Idoso (CDI) e Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips), povos indígenas e quilombolas.

As doações, iniciativas e pontos de coleta podem ser acompanhados pelo portal da prefeitura e no App #EUFACOPOA. A 99 vai disponibilizar voucher de desconto para corridas até pontos de coleta com drives thrus.

Veja os pontos de coleta

Mariana Caldieraro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes