Programa Praia para Todos segue no Lami até este sábado

06/03/2020 17:04
Alex Rocha/PMPA
praia
Tainá destacou a diferença que ações como esta fazem na vida das pessoas

A manhã de sol deu mais brilho ao primeiro dia do programa Praia para Todos, no posto 1 da Praia do Lami (rua Luiz Vieira Bernardes), nesta sexta-feira, 6. A abertura contou com as presenças da primeira-dama Tainá Vidal e do secretário de Desenvolvimento Social e Esporte, Moisés Fraga Gonçalves. A iniciativa, desenvolvida pela Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social SMDSE e parceiros objetiva promover uma maior inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Tainá Vidal destacou a diferença que ações como esta fazem na vida das pessoas. “ A nossa cidade tem que ter espaço para todos os seus cidadão e sempre, cada vez mais, possibilitar a inclusão de todos  com emoções e estímulos. Ver de perto este programa nos emociona e nos orgulha”, salienta.

O secretário da SMDSE, Moisés Fraga Gonçalves, cumprimentou a organização do evento e ressaltou o trabalho da diretoria de Acessibilidade. "Atualmente, Porto alegre fala muito mais sobre acessibilidade. Este evento mostra as transformações que se conseguiu e faz com que todos se interessem pela politica para as pessoas com deficiência.” O secretário lançou um desafio para que o programa seja realizado mais vezes e nos primeiros meses de verão.

Para o diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Brasil, o diferencial é a atitude demonstrada pelo programa. “É um objetivo nosso levarmos a todos os locais de Porto Alegre a acessibilidade, porque lugar de pessoas com deficiência é em qualquer lugar onde existam outras pessoas. E a praia é um ambiente onde todos podem compartilhar. A  acessibilidade nasce  na nossa atitude. Qualquer ação da nossa vida tem que ser uma ação inclusiva”, destaca.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Nelson Kalil, agradeceu a realização de mais uma edição do evento em Porto Alegre. “ Com acesso facilitado aos locais, a nossa autoestima se torna fortalecida”, conclui.

O representante do Sesi e um dos criadores do projeto, Rotschild  Prestes, falou em nome dos apoiadores. “Este programa está sendo coroado porque conseguimos juntar mais mãos para a sua realização. O Sesi acompanha este programa desde o início e estaremos cada vez mais junto, com nosso trabalho de também promover a saúde do trabalhador”, enfatiza.

A Equipe de Gestão e Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também participou do Praia para Todos com a Estação DMLU, que apresentou exposições sobre descarte correto. A Estação contou com maquetes, jogos lúdicos e informativos que ilustram sobre o caminho dos resíduos na cidade. O objetivo foi mostrar a destinação dos materiais recicláveis, dos resíduos domiciliares e rejeitos quando descartados corretamente pela população.

Neste sábado, 7, haverá nova oportunidade do banho acessível na Praia do Lami, das 10h às 16h, em frente à segunda guarita de salva-vidas.

Entre os parceiros na iniciativa estão o Corpo de Bombeiros, que disponibiliza a equipe de salva-vidas, a ONG Caminhadores,que forrnece as cadeiras anfíbias, o Ministério Público do Trabalho, a Kinder, o Sesi, a Markulino’s Especial Kids, o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o Grupo de Escoteiros do Mar- Seival, a Universidade Federal do RS, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais ( Apae), o Mágico das Bicicletas e o DMLU com sua equipe de educação.

Também participaram do evento o vereador Paulo Brum, pela Câmara de Vereadores;
Janaína Tolotti, pela Apae; Sérgio Prestes, pela Ong Caminhadores; a proprietária da Markulino’s, Lisiane Rosales; e o diretor-presidente dos Escoteiros do Mar, Eduardo Jacques.

As atividades:

- Banho Assistido com Cadeiras e Andadores Anfíbios
- Brinquedos Adaptados e Inclusivos
- Espaço Kids
- Circuito de Educação do Trânsito
- Atividades de Vela, Stand Up e Canoagem
- Espaço Zen
- Aulas de Educação Ambiental
- Bicicletário
- Painel Sensorial Marítimo
- Esportes Adaptados
- Passeio de Lancha Adaptado

Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Objetivo é maior inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

 

 

Maria Emilia Portella

Taís Dimer Dihl