Secretaria promove oficina para pessoas em situação de rua
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte promove, por meio de convênio firmado com o Centro de Integração Empresa - Escola (CIEE), oficinas de preparação profissional e pessoal para moradores de áreas vulneráveis e pessoas em situação de rua. São quatro oficinas realizadas até 21 de novembro.
Nesta sexta-feira, 9, às 9h, o encontro ocorre no Centro POP 2, na rua Voluntários da Pátria, 1613, com o tema Reciclando Olhares. Consultores do CIEE ministram palestra sobre consumo e descarte, promovendo debate a respeito da responsabilidade com a vida e com o outro, responsabilidades sociais e o papel como indivíduo para fazer mudar positivamente a própria vida e a vida da comunidade onde se vive.
No dia 20, será realizado mais um encontro, a partir das 14h, também no Centro POP 2. O tema será Resíduos Tecnológicos, envolvendo questões como lixo eletrônico, política de descarte no Brasil e a reutilização de equipamentos reciclados
Já no Centro POP 1, na rua Engenheiro Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, s/n, Vila Lupcínio Rodrigues, ocorrem as oficinas Reciclando Olhares, no dia 12, às 9h, e Comunicação como fator de qualidade, no dia 21, às 14h. “A secretaria contribui para o desenvolvimento social de Porto Alegre com ações para redução e superação da pobreza por meio da execução de políticas públicas. O objetivo é garantir a inclusão social e a cidadania, a partir da capacitação do trabalho e renda e da preparação e valorização para a vida”, ressalta a secretária Denise Russo.
A pedagoga e técnica social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Patrícia Mônaco, enfatiza que esta ação é fundamental para que as pessoas possam dar um passo em direção à superação da situação de rua. “A ideia é promover um ambiente de educação cidadã, espaços de debate e reflexão para as pessoas em situação de rua que buscam os serviços da assistência social.”
Centros POP - São unidades da Fundação de Assistência Social e Cidadania que ofertam durante o dia, além de serviços de higiene pessoal, alimentação e oficinas. Também disponibilizam acompanhamento por equipe multidisciplinar com o objetivo de propiciar encaminhamento às demandas de pessoas em situação de rua, assim como ações que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
Programação das Oficinas
Centro POP 2
Reciclando Olhares – Dia 9, às 9h (sexta-feira)
Resíduos Tecnológicos – Dia 20, às 14h (terça-feira)
Centro POP 1
Reciclando Olhares – Dia 12, às 9h (segunda-feira)
Comunicação como fator de qualidade – Dia 21, às 14h (quarta-feira)
Andrea Brasil