Semana das Lutas movimenta Orla do Guaíba

05/05/2019 18:46
Maria Emília Portella/ PMPA
Capoeira na semana esportiva das lutas
Na capoeira, Mestre Pelezinho demonstrou que a inclusão pode ser feita em qualquer atividade esportiva

Das 13h às 16h deste domingo, 5, quem foi até a Orla do Guaíba, no Largo da Usina do Gasômetro, acompanhou a demonstração de diversas modalidades de lutas. O evento marcou a abertura segunda Semana Esportiva de 2019 do programa Mexatchê - Movimenta Porto Alegre, dedicada às lutas. (fotos)

A ação será desenvolvida ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria-Geral de Esporte, Recreação e Lazer, com o objetivo de promover saúde, educação e inserção social pelo esporte, além de assegurar uma melhor qualidade de vida. O programa prevê a realização de diversas semanas esportivas, em parceria com as federações, clubes e entidades esportivas, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, falou sobre a importância do projeto. “O esporte pode tornar a cidade melhor, com mais saúde, mais qualidade de vida e oferecer mais oportunidades para crianças e adolescentes, como vemos aqui hoje, diversos campeões vindos de projetos sociais. Os que possuem títulos e os que ainda não possuem, todos são vencedores por optarem pelo esporte”, enfatiza. A solenidade contou, também, com a presença do secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, que destacou a integração das pessoas com a cidade por meio do programa das Semanas Esportivas. 

O diretor-geral de Esporte, Recreação e Lazer, da SMDSE, Rodrigo Kandrik, destacou o trabalho da equipe do setor, representada pelo professor Cláudio Franzen, que foi o organizador do evento. “Sem o comprometimento e dedicação demonstrado pela equipe de professores que organiza e participa do dia a dia da diretoria, não teríamos eventos como este. Em algumas de nossas unidades oferecemos as atividades de judô e capoeira de forma gratuita, mas nesta semana o CETE se junta a nós na programação”, encerrou convidando a comunidade a aproveitar a Semana das Lutas.

Maria Emília Portela / PMPA
SMDSE
Hapkido foi um das modalidades apresentadas neste domingo

A programação incluiu judô, com destaque para o projeto Judô Superação desenvolvido pelo  professor Marcelo Xavier, com aulas gratuitas, inclusivas para pessoas com deficiência, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). Na capoeira, Mestre Pelezinho do Grupo Oxossi também demonstrou que a inclusão pode ser feita em qualquer atividade esportiva. O mesmo foi apresentado pelo Mestre Itagiba do hapkidô, com campeões e bicampeões mundiais ministrando aula para alunos autistas.

Nomes consagrados do jiu jitsu, comandados pelo Mestre Regis, da Scorpions,  e do MuayThai, com a presença de Gil James, de apenas 13 anos e com mais de 10 títulos internacionais, também estiveram presentes. Gil distribuiu uma cartilha para crianças que faz parte do projeto Luvas da Esperança Muay Thai. Ainda foi apresentada a modalidade wrestling, pelo professor Paulo Nichele e sua equipe que treinam e oferecem cursos no Ginásio Lupi Martins.

Durante a  semana oficinas, aulas abertas gratuitas serão ministradas no Ginásio Tesourinha e no CETE.

Programação da semana
Dia 7 e 8 - 19h30: Instituto Superação Aulas de Judô para Jovens e Adultos Iniciantes - Cete (rua Gonçalves Dias, 628 - Menino Deus)
Dia 8 e 9 - 9h, 16h e 18h30: Instituto Superação Aulas de Judô para Jovens e Adultos Iniciantes - Cete (rua Gonçalves Dias, 628 - Menino Deus)
 

 

Maria Emília Portella

Gilmar Martins