Semana Municipal da Consciência Negra abre com seminário

15/11/2018 11:10
Ricardo Giusti / PMPA
EXECUTIVO
Paim destacou a importância de cada um se colocar no lugar do outro

O primeiro dia de programação da Semana Municipal da Consciência Negra 2018 foi com debates e reflexões sobre a saúde da população negra, igualdade racial e empreendedorismo social. A abertura oficial foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 14, no auditório da Unisinos Campus Porto Alegre. Os participantes foram recebidos com a apresentação do grupo de dança Companhia Brasil Estrangeiro.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Gustavo Paim, que destaca o significado da abertura ser realizada em uma universidade. “Fico feliz de estarmos aqui para tratar de um tema tão importante como a igualdade racial, com alunos e professores aqui presentes, especialmente com a riqueza de conteúdo e debate da programação”. Paim ressaltou também a escolha do tema da Semana. “Nós temos o costume de fazer as coisas no piloto automático e o tema merece uma atenção especial no sentido de cada um se colocar no lugar do outro”, concluiu. O tema deste ano é “488 anos da Diáspora Africana no Brasil: somos tratados como iguais?”

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo, agradeceu a parceria da Unisinos na realização do encontro e ressaltou a importância da aproximação com a academia para a evolução da política pública de igualdade. “A política municipal de direitos humanos, onde está inserida a igualdade racial, tem evoluído em Porto Alegre. É um trabalho silencioso, mas que faz a diferença. A aproximação com a pesquisa acadêmica pode reduzir os gaps de aprendizagem da história que ainda não foi contada e inserir o negro como protagonista de aprendizado e desenvolvimento nas escolas e universidades”, destaca.

A secretária Nacional da Igualdade Racial, Gabriela Cruz, disse que o trabalho do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é uma oportunidade que negros e não negros têm de conhecer o saber étnico. Gabriela também elogiou o trabalho realizado com olhar plural na Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte.

A decana da Escola de Humanidades da Unisinos, professora/doutora, Maura Corsini Lopes, afirmou que é no repertório cultural, social e político que podemos fazer a diferença. “Esta é a alma da universidade, na intenção, no ensino e na pesquisa mobilizada pela comunidade. O compromisso da universidade é com as humanidades”. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro, Giovanni Talaveira, que também representou os movimentos sociais da Capital, lembrou que o bairro onde o Campus da Unisinos foi construído em Porto Alegre era um local chamado “Colônia Africana” e habitado por inúmeras famílias de onde descendem alguns quilombos, entre eles o da família Silva, o primeiro quilombo urbano do Brasil.

Também participaram da abertura oficial a orientadora do Mestrado Profissional em Enfermagem da Escola de Saúde da universidade e organizadora do encontro da manhã, Rosália Figueiredo Borges, o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos, Jorge Luiz Teixeira da Silva, a secretária Municipal Adjunta da Educação, Ivana Genrro Flores, a assessora técnica de Igualdade Racial e Política de Gênero da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Pereira, e a coordenadora Municipal de Igualdade Racial, Elisete Moretto.

Logo após a abertura, ocorreram dois painéis, onde foi debatido o direito universal à saúde da população negra, com abordagem sobre as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, no que se refere às ações e promoção à saúde e prevenção de doenças. O debate foi organizado em parceria com os técnicos do Mestrado Profissional em Enfermagem e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unisinos. Durante a tarde, os debates foram sobre igualdade racial e empreendedorismo social. Os representantes do Neabi da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) apresentaram o trabalho desenvolvido pelo grupo. A programação encerrou-se com literatura, moda e a apresentação do Samba do Irajá

A Semana da Consciência Negra é uma promoção da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), organizada pela Coordenadoria da Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro e o Programa de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos.

Paralelo ao evento da Unisinos, o Ponto de Cultura Africanidades realizou o 1º Painel Negro da Restinga. A Semana da Consciência Negra se estende até dia 20 de novembro, com evento extra no dia 25, incluindo diversificada programação em vários pontos da cidade.

Neabi - O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) é um espaço para estudos, pesquisas e reflexão sobre a condição do negro na sociedade brasileira. O Neabi constitui-se em um espaço acadêmico e de interface com a comunidade no qual se realizam atividades programadas como estudos e pesquisas, documentação e produção de textos. Mais informações neste endereço.

Consciência Negra - O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Este dia está incluído na Semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, lutando pela liberdade do seu povo. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Programação

Dia 16 - Sexta-feira – Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues - avenia Erico Veríssimo, 307

17h - Roda de Conversa –Tarde de Griô: Segredos Ancestrais - Biblioteca Josué Guimarães
Mestre Cica de Oyo; Mãe Isabel de Xapanã; Pai Luciano de Oxalá; Pai Paulinho Ogum Xoroquê; Pai Getúlio; Maria Elaine Mocambo e convidados

Dia 16 ao dia 18 - Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos- Parque Maurício Sirotsky Sobrinho ( Harmonia) - 13ª Cavalgada da Consciência Negra - acampamento e rodeio
Sine Municipal – avenida Sepúlveda esquina com avenida Mauá - Centro Histórico
9h - informações sobre Mercado de Trabalho para população negra
14h - Palestra - Empoderamento da mulher negra no mercado de trabalho - Neusa Zoch

Dia 17- sábado - Kwanzaa Associação Satélite Prontidão- Rua Alberto Rangel, 528
20h - celebração do 1º Kwanzaa – jantar por adesão R$ 70,00 – sugere-se o uso de trajes africanos

Dia 18 - domingo - Complexo Cultural Porto Seco –Rua Hermes de Souza-Rubem Berta
12h - Projeto Samba do Casulo- 3ª edição
Banda Bom Partido; Imperadores do Samba; Bambas da Orgia e União da Vila IAPI
Dia 19 - segunda-feira - Largo Zumbi dos Palmares - Av. Loureiro da Silva- Cidade Baixa

14h30 - Ação Social – Sindiregis - certidões de nascimento, casamento e óbito, Procon, Sesi - informações sobre o EJA

15h - Roda de Conversa- Vida e obra de Lélia Gonzalez – ONG Sempre Mulher
17h - Dialogando com a comunidade: a história que não foi contada em uma sociedade em construção - Encontro de representantes do Movimento Negro e Tradicionalista
Sede da Mocambo - Associação Comunitária Amigos e Moradores do Bairro Cidade Baixa e Arredores- Av. Loureiro da Silva, 1530.
18h - show de Kássia Macedo
19h- Som Black Charme – Jocef Freitas de Souza e Suzana Bastos

Dia 20 - terça-feira - Largo Zumbi dos Palmares - Av. Loureiro da Silva- Cidade Baixa
14h- Feira Afro-empreendedores
Auditório da Diretoria de Turismo ( em frente ao Largo) - Roda de Conversa
Clóvis André Silva da Silva- Projetos Culturais- elaboração e execução
15h- Show Negro em Movimento- rapper Adriano Gangster
17h30- Projeto Social Rosa de Ouro
18h - Roda de Capoeira
18h30 - show do cantor haitiano New Love Monix
19h às 21h- Expresso Black

Dia 25 - Domingo - Sociedade Floresta Aurora - Estrada Afonso Loureiro Mariante, 437
12h30 – almoço da Consciência Negra – Troféu Nilo Alberto Feijó Lanceiro Negro Contemporâneo - almoço por adesão R$ 30

 

Maria Emília Portella e Marina Freitas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes