Seminário debate mercado de trabalho para pessoas com deficiência

22/08/2018 18:59

Na tarde desta quarta-feira, 22, no auditório da Famurs em Porto Alegre, foi realizado o debate Mercado de Trabalho: Simplificando a inclusão, com o objetivo de orientar e compartilhar estratégias para a contratação de Pessoas com Deficiência. O evento integra a programação da 21ª Semana da Pessoa com Deficiência.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, lembrou sua experiência como administradora e educadora na área de gestão de pessoas e a importância de se ter competências humanas diferenciadas e trabalhar a partir delas. “Quem ganha com a contratação de PCDs é a empresa, porque tem um ambiente mais humano e inclusivo e com isso mais resultados nos seus indicadores. Não é um favor e sim um processo de crescimento organizacional como um todo”, ressaltou.

Liza Cenci, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, destacou também o papel da mulher PCD, que soma às dificuldades o fator gênero. “Os empregadores precisam dar a chance de conhecer as especificidades de cada um”. Liza citou seu próprio exemplo e a dificuldade que enfrentou para ingressar no mercado de trabalho.

Jorge Heleno Brasil, diretor de Acessibilidade e Inclusão da SMDSE, agradeceu a presença da plateia formada por gestores e consultores de RH e representantes de associações e entidades voltadas à causa da acessibilidade. “O emprego inclui e é mais difícil para quem tem algumas limitações sejam físicas ou sensoriais. É preciso uma mudança de atitude e o respeito às diferenças para entendermos que todas as pessoas têm capacidades”, concluiu.

Também participante da mesa de abertura do encontro, o diretor de Emprego e Renda da SMDSE, Leandro Balardin, ressaltou a necessidade dos empregadores não pensarem apenas no cumprimento de uma lei, mas na inclusão efetiva como garantia do direito de um cidadão.

O seminário foi dividido em três painéis: Inclusão no mercado trabalho- conheça as possiblidades e transforme o desafio, com Ana Lúcia de Mello terapeuta ocupacional, consultora na área de inclusão e vice-presidente da Mitra Cooperativa de Trabalho, e Magda Veríssimo psicóloga consultora de inclusão; Captar a aprendizagem em constante transformação, com Fernanda Ferreira, psicóloga, consultora de RH, e Mariana Silva, administradora e analista de RH, e o depoimento da aprendiz Bruna Brandolt.

O penúltimo painel foi a apresentação dos cases da Fundação Renner - Abordando: Desenvolver engajamento por meio da educação -, no qual participaram Vinicios Malfatti, diretor executivo do Instituto Lojas Renner; Aneliz Silva, especialista em diversidade; e Maitê Lopes, analista de RH. O último painel - Reter: a construção é artesanal e somos em muitos parceiros - foi abordado pelos representantes do SicrediI, Pedro Bacaltchuk, coordenador de gestão de pessoas, e Ciraiane Aguiar, assistente de aquisição e soluções de pessoas.

A 21ª Semana da Pessoa com Deficiência segue até o dia 28.

Programação

23/08 - quinta-feira
10h30 – Filme “Todos”
Local: Santander Cultural
14h às 17h – Preparação para o Mercado de Trabalho
Local: Faculdade Senac Porto Alegre, rua Cel. Genuíno, 130

24/08 - sexta-feira
10h30 – Filme “Antes que o mundo acabe”
Local: Santander Cultural
13h30 às 16h – Oficina de Braile e Audiodescrição
Local: Projeto Rumo Norte – Praça Pereira Parobé, 130/11º andar
20h – Jantar Beneficente da Apae Porto Alegre
Local: AABB Porto Alegre – Av. Cel Marcos, 1000

26/08 - domingo
9h – Pedal Acergs
Local: Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha

27/08 - segunda-feira
13h30 às 17h30 – Seminário “Olhares e Práticas que Fazem a Diferença
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado

28/08 - terça-feira
14h30 às 16h – Espetáculo “Um Jeito Diferente de Fazer Arte – 3ª Edição” – Apae POA
Local: Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do RS

Mais informações nos telefones: 3289 2337 / 3289 2334 / 2389 2332

  

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes