Simpósio debate estatísticas sobre pessoas com deficiência
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria-Geral de Acessibilidade e Inclusão Social, realiza o 1º Simpósio de Acessibilidade: Realidades frente ao entendimento do Grupo de Washington para Estatísticas sobre Pessoas com Deficiência. O evento ocorre nesta sexta-feira,10, das 9h às 12h, no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores.
O objetivo é debater a nota técnica de 2018, emitida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no que diz respeito ao percentual de pessoas com deficiência no Brasil. De acordo com o instituto, o percentual caiu de 23,9% para 6,7%. “Queremos discutir os os impactos que esta reavaliação pode causar nas políticas públicas mais importantes, como na área do trabalho e da assistência social, e fomentar a adequação das próximas pesquisas a fim de resultados mais assertivos e em congruência com a realidade”, avisa o diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social, Jorge Brasil.
Com mediação de Jorge Brasil, o debate terá como convidados Eduardo Cardoso, arquiteto urbanista e coordenador do Núcleo Interdisciplinar Pró-Cultura Acessível da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS; Bernardo Shuck, procurador do Trabalho e especialista em direito constitucional pela Unisul; Adilso Corlassoli, professor da rede municipal e presidente da União dos Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs).
Grupo de Washington- O Grupo de Washington sobre Estatísticas de Deficiência (GW) é formado por representantes da ONU e estabelecido sob a Comissão de Estatística das Nações Unidas. O GW foi constituído para atender à necessidade urgente de medidas de deficiência baseadas na população comparáveis a nível nacional e internacional. O objetivo é a promoção e coordenação da cooperação internacional na área das estatísticas de saúde, centrando-se nas ferramentas de dados sobre incapacidade adequadas para os censos e inquéritos nacionais.
Andrea Brasil