Sine abre sala para a Escola do Trabalhador nesta quarta-feira
O Sine Municipal disponibiliza, a partir desta quarta-feira, 2, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.
“Implantar a sala da Escola do Trabalhador vem ao encontro do nosso interesse de oferecer mais qualificação para os porto-alegrenses. Muitos se inscrevem e não terminam os cursos por falta de computador ou de incentivo. Com a sala, receberão acompanhamento e terão os equipamentos disponíveis, tudo de forma gratuita”, explica o coordenador-geral de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte e diretor do Sine, Leandro Balardin.
Cursos - A Escola do Trabalhador foi lançada pelo Ministério do Trabalho em 2017, com o objetivo de manter as diretrizes de qualificação profissional dos usuários da rede do Sistema Nacional de Emprego. O projeto oferece cursos on-line, gratuitos e sem necessidade de escolaridade prévia.
Conheça alguns dos cursos que podem ser encontrados na plataforma Escola do Trabalho:
Segurança da informação
Edição e tratamento de imagem
Português básico para o mundo do trabalho
Inglês aplicado ao mundo do trabalho
Introdução ao excel
Criando um negócio de sucesso
Cuidando de pessoas idosas
Gestão de qualidade
Demonstrações contábeis e sua análise
Processos industriais
Análise de investimento
Agenciamento de viagem
Higiene da indústria de alimentos
Inscrições - O curso começa logo após o envio do e-mail de confirmação. Os interessados nos cursos podem se inscrever pelo portal escoladotrabalhador.gov.br. O usuário deve acessar a lista de cursos, escolher o curso desejado e entrar no link de inscrição. Após, informar nome completo, CPF e e-mail corretamente, fazer a inscrição e aguardar a mensagem de confirmação. Quando receber a mensagem, acessar o link indicado e fazer o cadastro informando o estado e a cidade onde mora, profissão, se tiver, idade, nível escolar (apenas formalidade) e indicar se trabalha ou não.
Andrea Brasil