Tesourinha e Orla são pontos de coleta de doações para Brumadinho
A Prefeitura de Porto Alegre está arrecadando doações para enviar a Brumadinho (MG) como ajuda humanitária aos moradores da cidade após rompimento da barragem. O ponto central de coleta é no Ginásio Tesouinha (avenida Érico Versíssimo, s/n), que ficou aberto nosábado, 26, entre 15h e 19h, e receberá donativos neste domingo, 27, das 9h às 19h. Quem for à orla do Guaíba durante o Pokémon Go Safari Zone também pode aproveitar a oportunidade para fazer doações. Há pontos de coleta no Gasômetro, Anfiteatro Pôr-do-sol e Marina, junto às tendas da Niantic, das 10h às 18h. A organização do evento vai mobilizar os participantes de todo o mundo a colaborarem com a campanha. A Guarda Municipal estará nos pontos de coleta para receber os donativos..
A ação é uma determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior e capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, com apoio de todas as secretarias de governo. “Vamos fazer a nossa parte, oferecendo um local para receber as doações, mas a ação depende da solidariedade dos porto-alegrenses”, afirma Marchezan.
O secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, consegui o auxílio de uma transportadora que levará gratuitamente a arrecadação até Minas Gerais. A prefeitura não arcará com nenhum custo, mas trabalhará na articulação para auxiliar os atingidos, uma retribuição à solidariedade que recebe quando registra eventos climáticos que geram desabrigados na cidade. A secretária do Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, convoca a população a ajudar. “A solidariedade em uma situação de emergência não tem fronteiras e não tem sotaques. E Porto Alegre, mais uma vez, se mobiliza na preocupação com o próximo. Sejamos solidários, vamos ajudar Minas Gerais”, pede a secretária.
Para a secretaria de segurança, Claudia Rocha, essa é uma importante ação da prefeitura, solidarizando-se com o povo de Minas Gerais, e a Guarda Municipal participa trabalhando ativamente nos postos de coleta.
Todo material doado será bem vindo, mas o foco é para água, alimentos não perecíveis e material de higiene. Para incentivar as doações, os porto-alegrenses podem utilizar a hashtag #POAComBrumadinho nas redes sociais e compartilhar o pedido de socorro com amigos e familiares.
Gilmar Martins