Vereadora Comandante Nádia assume Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte

28/12/2018 08:31
Alex Rocha / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan anunciou nome da nova secretária na tarde desta quinta-feira

O prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou, na tarde dessa quinta-feira, 27, a vereadora e Tenente Coronel da Reserva da Brigada Militar, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard ou Comandante Nádia, como nova secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). A posse ocorrerá na segunda semana de janeiro próximo, conforme definido com a parlamentar. As tratativas para que ela integrasse o Governo iniciaram-se há 15 dias. Na sexta-feira passada, 21, houve o acordo com Luiz Fernando Záchia, presidente municipal do seu partido, o MDB. 

Nádia Gerhard - Natural de Porto Alegre é casada e mãe de três meninos. Formada em Letras, já foi professora, com especialização em psicologia escolar pela PUCRS. Na Brigada Militar teve uma trajetória profissional pioneira na instituição, a qual ingressou em 1989 e atuou por 27 anos. Participou dos cursos de Balística Forense, na Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura, e de Instrutor de Educação Física, na Escola de Educação Física da BM e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2007, no posto de Major, foi a primeira mulher designada para comandar um batalhão de Polícia Militar no Estado, assumindo o 40º BPM, sediado em Estrela.

Em 2012 implementou e coordenou a Patrulha Maria da Penha, projeto ousado e pioneiro em âmbito nacional, onde pela primeira vez na história a Polícia Militar teve como objetivo fazer cumprir as medidas protetivas de urgência, protegendo as mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2016 elegeu-se vereadora na Capital e tem dedicado o mandato a ações voltadas em especial à Segurança Pública e à defesa dos direitos da mulher. Hoje é vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH).

SMDSE - Contribui para o desenvolvimento social da cidade de Porto Alegre e para a redução/superação da pobreza por meio da execução de políticas públicas, garantindo a inclusão social e tendo como base o respeito aos direitos humanos, à acessibilidade, à inclusão social e à cidadania, a partir do trabalho e da renda, fomentando o empreendedorismo no 1º, 2º e 3º setor. A secretaria é a responsável pelas ações da Acessibilidade e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, dos Direitos Humanos, da  Promoção do Trabalho, Emprego e Renda e Promoção do Esporte, Recreação e Lazer.

Compete também à SMDSE a política pública da Assistência Social prestada pela Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc) e a política pública Habitacional do município de Porto Alegre, desenvolvida pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

Paulo Ricardo Fontoura

Fabiana Kloeckner