Adesão ao ensino presencial em Porto Alegre já atinge 70% da rede

04/05/2021 16:14
Mateus Raugust/ PMPA
Adesão ao ensino presencial em Porto Alegre já atinge 70% da rede
Comparecimento das crianças às atividades presenciais é facultativo para as famílias

A adesão das escolas à retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre dobrou em relação aos dois primeiros dias de funcionamento e já atinge dois terços das escolas. É o que apontou levantamento realizado ao longo da última segunda-feira, 3, junto às 98 escolas da rede própria e às 209 comunitárias. Segundo dados da sexta-feira, 30 de abril, o número de escolas abertas em Porto Alegre era de 111. Já no primeiro dia desta semana, a retomada das atividades pedagógicas na forma presencial se deu em 212 escolas.

Da mesma forma que o número de escolas abertas, os dados de frequência também cresceram. Nos dois primeiros dias, o total de alunos que compareceram chegou a 1.431 no turno da manhã e 1.287 no turno da tarde. Já na segunda-feira desta semana, as aulas presenciais de Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental receberam um total de 3.622 crianças pela manhã e 3.514 na parte da tarde.

“Esse número revela que a confiança dos pais e familiares está aumentando, na medida em que observam o cuidado que a rede municipal de ensino está tendo no cumprimento dos protocolos. Temos convicção de que esse retorno pode ser feito de forma segura e sustentável, com o devido distanciamento, mas garantindo a retomada do vínculo presencial, tão importante nos anos iniciais e na fase de alfabetização”, comemorou a secretária Janaina Audino.

A rede municipal de ensino de Porto Alegre tem um total de 307 escolas entre a rede própria e as comunitárias. Ao todo, são 68 mil alunos. O público da faixa etária que abrange o Ensino Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental é de 32 mil crianças. O comparecimento das crianças às aulas presenciais é facultativo para as famílias, que podem optar, se quiserem, pelo ensino remoto. 

 

Antônio Bavaresco

Gilmar Martins