Alunos da Escola Liberato são premiados em mostra de ciências no Pará
Estudantes pesquisadores da Escola Municipal de Educação Básica Liberato Salzano Vieira da Cunha foram premiados durante a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí, que ocorreu entre os dias 18 e 23 de novembro em Belém, no Pará. A mostra é considerada um dos maiores eventos científicos da Região Norte do país.
“Mesmo com todas as adversidades vividas em 2024, mais uma vez a nossa rede municipal se destaca e comprova sua força e resiliência. A Liberato, maior escola municipal da cidade, foi duramente atingida pela enchente e, mesmo assim, manteve seu trabalho pedagógico e pesquisa, justamente reconhecido em mais este evento”, afirma o secretário municipal de Educação, Maurício Cunha.
O estudo sobre a utilização do RPG como metodologia de aprendizagem de processos históricos no ensino fundamental da Emeb Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, realizado pelos alunos pesquisadores Raissa Vargas Soares, Gabriel Rodrigues dos Santos e Adrian Brasil da Silva, foi o grande vencedor na categoria Ciências Humanas/Ensino Médio. Na mesma categoria, o trabalho A literatura infantil como um recurso dentro dos projetos de pesquisa na abordagem Reggio Emilia garantiu o terceiro lugar.
Outro projeto reconhecido, garantindo o segundo lugar na categoria Ciências Sociais/Ensino Fundamental, foi Trânsito: acidentes e seus impactos emocionais, realizado pelos alunos pesquisadores Ashley Gabrielle Torcato Ferreira e Maria Eduarda Stringari da Rosa. Além das premiações, os alunos da rede municipal de educação da Capital garantiram o credenciamento para participação nas feiras internacionais Milset Brasil, em Fortaleza, e Red Nacional de Actividades Juveniles em Ciencia y Tecnologia, no México, ambos em 2025.
Andrea Brasil