Alunos voltam para o prédio da EMEI Pica Pau Amarelo após obras de revitalização

11/06/2024 18:50
Júlia Azevedo / SMED / PMPA
Educação
Investimento na escola foi de R$ 370 mil

Com a conclusão das obras internas da EMEI Pica Pau Amarelo, os 68 alunos atendidos pela instituição retornaram nesta terça-feira, 11, às aulas no prédio localizado na Praça General Osório, no Centro Histórico. Durante o período em que ocorreram as intervenções, que contaram com investimento de R$ 370 mil, as aulas foram realizadas em espaço cedido pelo Colégio Estadual Paula Soares.

“Estamos felizes com a retomada das atividades no prédio. Ainda que tenhamos garantido a continuidade das aulas, mesmo durante as obras, é gratificante ver a alegria dos alunos e dos professores retornando à escola e à praça que tanto amam”, destaca o secretário municipal de Educação, Maurício Cunha. 

Entre os serviços executados estão a construção de uma escada metálica de acesso ao segundo andar da escola, rampas de acessibilidade, pintura externa e interna nos espaços do térreo e a implantação de nova rede elétrica com novas tomadas e sistemas de iluminação. 

O telhado da escola também foi recuperado. Inicialmente foi projetado apenas um reposicionamento das telhas de barro que fazem a cobertura da escola, mas após as chuvas e temporais do início de 2024, foi necessário ampliar os serviços e recuperar totalmente o telhado. Toda a cobertura do prédio foi removida, sendo executados novos forros, subcoberturas e telhamento. 

“A Emei Pica Pau Amarelo é um símbolo do Centro de Porto Alegre. Estamos felizes com essa parceria entre as secretarias para a recuperação, não apenas desta unidade, mas de 56 escolas municipais”, afirma o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores. Para a conclusão total dos serviços na escola restam apenas as execuções de acabamentos da pintura e a cobertura na escada e entrada.

 

 

Orlando Moraes

Lissandra Mendonça