Avaliação aponta melhora na aprendizagem em Português e Matemática dos alunos da rede municipal

26/04/2024 11:23

A aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Porto Alegre - nas disciplinas de Português e Matemática - melhorou. É o que indicam os resultados das provas da Avaliação Diagnóstica da Secretaria Municipal de Educação aplicadas em março. Os dados obtidos apontam avanço significativo em todas as etapas avaliadas, do 3º ao 9° ano, quando comparadas aos resultados do ano passado. 

“Estas avaliações nos permitem chegar a um diagnóstico e monitorar nosso sistema educacional. Nas últimas provas aplicadas, a média de acertos dos alunos do 5° ano, última etapa dos anos iniciais, em Língua Portuguesa, passou de 48,10% em 2023/1 para 66,70% em 2024/1. Já em Matemática, passou de 52,10% para 60,10%”, conta o secretário de Educação, José Paulo da Rosa. O avanço também foi registrado no 9° ano, última etapa dos anos finais. “Em Língua Portuguesa, a média de acertos dos estudantes do 9° ano evoluiu de 46,90% para 66,30% e, em Matemática, foi de 43,70% para 49,40%“, destaca. 

As avaliações diagnósticas subsidiam o trabalho dos professores e tornam-se mais uma ferramenta para o acompanhamento e a melhoria do processo ensino-aprendizagem, já que são aplicadas de modo a mensurar o desempenho dos estudantes nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2024, a taxa de participação dos alunos também evoluiu, atingindo uma média geral de 79,04%, a maior desde o início da aplicação, em 2019.

“As provas são aplicadas em dois períodos: no início e no final do ano letivo. Para acompanhar estes resultados, foi implementado, em 2023, o Programa de Qualificação Escolar, que desenvolve ações colaborativas para melhorar a proficiência e a equidade escolar da rede, utilizando como indicadores, o desempenho nestas avaliações”, explica Aline Rocha Mendes, coordenadora da Unidade de Dados e Indicadores Educacionais da Smed.

Além da aplicação das provas, também foi intensificada a atuação junto às escolas para análise dos resultados. Só no ano passado, foram nove reuniões com as equipes diretivas das escolas. Para esse ano, já está ocorrendo a Formação em Análise de Dados para a Melhoria da Aprendizagem com os supervisores e professores.

 

Orlando Moraes

Lissandra Mendonça